3.7 KiB
43. O Início da Igreja
Antes de retornar ao Céu, Jesus orientou os discípulos a ficarem em Jerusalém. Os que confiavam em Jesus se reuniam todos os dias para orar.
Todos os anos, 50 dias após a Páscoa, judeus de todo o mundo se reuniam em Jerusalém para celebrar o dia de Pentecostes. Era uma celebração para agradecer a Deus pela colheita do ano. Naquele ano, o Pentecostes chegou uma semana depois de Jesus subir aos céus.
Os que confiavam em Jesus estavam reunidos quando, de repente, um som parecido com um vento forte encheu a casa em que estavam. Então, surgiu algo parecido com chamas de fogo sobre a cabeça de todos os crentes em Cristo. Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.
Quando os judeus que vivam em Jerusalém, e os que haviam viajado até Jerusalém para celebrar o Pentecostes, ouviram esse barulho, quiseram ver o que estava acontecendo. Eles ficaram admirados porque ouviam os crentes em Jesus proclamar as obras maravilhosas de Deus nas línguas originais dos países de onde vieram.
Alguns acusaram os discípulos de estarem bêbados. Mas Pedro se levantou e disse: “Escutem-me! Essas pessoas não estão bêbadas! Esse é o cumprimento da profecia de Deus falada pelo profeta Joel: 'Nos últimos dias, Eu derramarei o meu Espírito.'”
E Pedro continuou: “Povo de Israel, Jesus foi um homem que fez muitos sinais poderosos e milagres pelo poder de Deus, como vocês viram e já sabem. Mas, vocês O crucificaram!”
Embora Jesus tenha morrido, Deus O ressuscitou para cumprir a profecia que diz: “O Senhor não vai deixar o Seu Santo apodrecer na sepultura.” E nós somos testemunhas dessa ressurreição e de que Jesus está vivo.
“Jesus agora está sentado ao lado direito de Deus Pai, no lugar de maior honra. E Jesus enviou o Espírito Santo, como Ele havia prometido. É a presença do Espírito Santo que realiza isto que vocês estão vendo e ouvindo.”
“Vocês crucificaram esse Homem, Jesus, mas podem ter certeza de que ele é o Senhor e o Messias!”
As pessoas ficaram muito comovidas com as palavras de Pedro e perguntaram a ele e aos discípulos: “Irmãos, o que devemos fazer?”
Pedro respondeu: “Arrependam-se! E cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que Deus perdoe os seus pecados. E assim, Ele também lhes dará o dom do Espírito Santo.”
Aproximadamente 3.000 pessoas acreditaram nas palavras de Pedro e se tornaram discípulos de Jesus. Elas foram batizadas e fizeram parte da igreja em Jerusalém.
Os discípulos se dedicavam a ouvir o ensino dos apóstolos e passavam tempo juntos comendo e orando todos os dias. Juntos, Eles tinham prazer em louvar a Deus e compartilhavam tudo o que tinham entre si. Todos na região falavam bem deles. E a cada dia, mais pessoas confiavam em Jesus Cristo.
Uma história da Bíblia: Atos 2