1.9 KiB
Agora
Essa palavra marca uma quebra nos ensinamentos. Aqui Paulo retoma o tópico sobre aqueles que acreditam que sendo piedosos se tornarão ricos. (Veja: 6:3)
se tornar ricos caem em tentação, em uma cilada
Paulo fala sobre aqueles que deixam que a tentação do dinheiro os leve a pecar como se fossem animais que caíram em um buraco usado como armadilha por um caçador. T.A.: "se tornar ricos encontrarão mais tentação do que podem resistir e serão como um animal em uma armadilha". (Veja: figs_metaphor)
Caem em muitas paixões insensatas e nocivas
Isso continua a metáfora da armadilha e significa que suas paixões insensatas e nocivas os dominarão. T.A.: "E, assim como um animal cai em uma armadilha de caçador, eles cairão em muitas paixões insensatas e nocivas". (Veja: figs_metaphor)
e em qualquer coisa que faz as pessoas afundarem em ruína e em destruição
Paulo fala sobre aqueles que deixam que o pecado os destrua como se fossem um barco que afunda na água. T.A.: "e em outros tipos de males que arruínam e destroem uma pessoa como um barco afundando na água". (Veja: figs_metaphor)
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males
Paulo fala da causa do mal como se fosse a raiz de uma planta. T.A.: "Porque amar o dinheiro é a causa de todos os tipos de males". (Veja: figs_metaphor)
que desejam isso
"que desejam o dinheiro".
têm se desviado da fé
Paulo fala de desejos errados como se fossem guias maus que intencionalmente guiam as pessoas pelo caminho errado. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: "têm deixado seus desejos as guiarem para longe da verdade" ou "têm deixado de acreditar na verdade". (Veja: figs_metaphor and figs_activepassive)
se atormentado com muito sofrimento
Paulo fala sobre sofrimento como se fosse uma espada que uma pessoa usa para se auto apunhalar. T.A.: "e causado a si mesmas grande tristeza" (UDB). (Veja: figs_metaphor)