1.9 KiB
Informação Geral:
Jesus está conversando com um grupo de pessoas acerca do que pode acontecer com eles como indivíduos. As ocorrências "tu" e "teu" são todas singulares, mas você pode traduzi-las como plurais (vós/vosso).
E por que olhas... mas não percebes a tora de madeira que está no teu próprio olho?
Jesus usa essa questão para desafiar as pessoas a prestarem atenção aos seus próprios pecados, antes de fazer assim em relação aos pecados dos outros. T.A.: "Não vês... mas ignora a trave de madeira que está em teu próprio olho" (Veja: rc://*/ta/man/translate/figs-rquestion)
O pequeno pedaço de palha que está no olho do teu irmão
Essa é uma metáfora que se refere às faltas menos importantes de um companheiro crente. (Veja: rc://*/ta/man/translate/figs-metaphor)
Pequeno pedaço de palha
"pontinho" (UDB), "estilhaço" ou "pedaço de poeira". Use uma palavra para a menor coisa que normalmente cai no olho de uma pessoa.
Irmão
Todas as ocorrências de "irmão" em 7:3-5 referem-se a um companheiro crente, não a um irmão literal ou a um vizinho.
A tora de madeira que está no teu próprio olho
Essa é uma metáfora para as faltas mais importantes de uma pessoa. Uma tora de madeira não poderia literalmente entrar no olho de uma pessoa. Jesus está enfatizando que uma pessoa deveria prestar atenção as suas faltas mais importantes antes de lidar com as faltas menos importantes de outra pessoa. (Veja: [[rc:///ta/man/translate/figs-metaphor]] e [[rc:///ta/man/translate/figs-hyperbole]])
Tora de madeira (tronco)
A maior parte de uma árvore que alguém cortou.
Como podes dizer... teu próprio olho?
Jesus faz essa pergunta para desafiar as pessoas a prestarem atenção aos seus próprios pecados antes de prestarem atenção aos pecados de outra pessoa. T.A.: "Você não deveria dizer... seu próprio olho." (Veja: rc://*/ta/man/translate/figs-rquestion)