pt-br_pro_tn/26/27.txt

22 lines
1.5 KiB
Plaintext

[
{
"title": "Aquele que cava uma cova, nela cairá",
"body": "Está implícito que a pessoa cava uma cova como uma armadilha para que alguém caia nela. T.A.: \"Quem quer que cave uma cova para emboscar alguém cairá nela\" ou \"Se alguém cava uma cova com o intuito de apanhar alguém, aquele que cavou cairá nela\". (Veja: figs_explicit)"
},
{
"title": "e a pedra rolará de volta ao que a empurrou",
"body": "Está implícito que a pessoa empurrou uma pedra grande para que a mesma rolasse morro à baixo e atingisse alguém. T.A.: \"se alguém empurrar a pedra morro à baixo e atingir alguém, a pedra voltará na direção de quem a empurrou\" ou \"se alguém fizer uma pedra rolar para prejudicar alguém, a pedra atingirá quem a fez rolar\". (Veja: figs_explicit)"
},
{
"title": "A língua mentirosa odeia as pessoas que ela oprime",
"body": "A frase \"a língua mentirosa\" representa a pessoas que fala mentira. Oprimir as pessoas significa causar problemas a elas. T.A.: \"O mentiroso odeia àqueles que machuca com suas mentiras\". (Veja: figs_synecdoche e figs_metaphor)"
},
{
"title": "e a boca bajuladora causa a ruína.",
"body": "A frase \"a boca bajuladora\" representa a pessoas que bajula outras. Possíveis significados são: 1) a pessoa que bajula outras causa problema ou 2) a pessoas que bajula outras as prejudicam. (Veja: figs_synecdoche)"
},
{
"title": "bajular",
"body": "Adorar alguém de um jeito não sincero, ou adorar alguém por coisas que não sejam verdade."
}
]