pt-br_pro_tn/18/03.txt

26 lines
2.1 KiB
Plaintext

[
{
"title": "o desprezo vem com ele — juntamente com a vergonha e a repreensão",
"body": "Aqui \"desprezo\", \"vergonha\" e \"repreensão\" são apresentados como se fossem pessoas que acompanham um homem mau. Possíveis significados são: 1) as pessoas demonstram desprezo em relação ao homem mau e fazem com que ele sinta vergonha e repreensão. T.A.: \"as pessoas sentem desprezo por ele juntamente com vergonha e repreensão\"; ou 2) o homem mau demonstra desprezo pelos outros e faz com que eles sintam vergonha e repreensão. T.A.: \"ele demonstra desprezo por outras pessoas e faz com que elas sintam vergonha e repreensão\". (Veja: figs_personification)"
},
{
"title": "vergonha e repreensão",
"body": "Estas duas palavras têm significados similares e são usadas juntas para enfatizar a \"vergonha\" sentida pelo homem mau ou pelas as outras pessoas. (Veja: figs_doublet)"
},
{
"title": "As palavras da boca de um homem são águas profundas; ... a fonte da sabedoria é um ribeiro corrente",
"body": "Estes dois versos são paralelos e fica subentendido que o homem no primeiro verso é um homem sábio. T.A.: \"As palavras da boca de um homem sábio são águas profundas; ... a fonte da sabedoria é um ribeiro corrente\". (Veja: figs_parallelism e figs_explicit)"
},
{
"title": "As palavras da boca de um homem são águas profundas",
"body": "Isto refere-se às palavras de um homem sábio serem profundas como se fossem tão profundas quanto águas profundas. T.A.: \"As palavras da boca de um homem são profundas como águas profundas\" ou \"As palavras da boca de um homem são profundas\". (Veja: figs_metaphor)"
},
{
"title": "a boca de um homem",
"body": "Aqui o homem é identificado como sua boca para enfatizar o que ele diz. T.A.: \"de um homem\". (Veja: figs_synecdoche)"
},
{
"title": "a fonte da sabedoria é um ribeiro corrente",
"body": "Isto fala da fonte da sabedoria sendo abundante como se fosse uma nascente que jorra. O jorrar da fonte é dito como se fosse um ribeiro corrente. T.A.: \"a fonte da sabedoria é tão abundante quanto a água de uma nascente que jorra\". (Veja: figs_metaphor)"
}
]