pt-br_pro_tn/05/20.txt

26 lines
1.5 KiB
Plaintext

[
{
"title": "Pois, por que tu, meu filho, serias cativado por uma adúltera? Por que abraçarias os seios de uma mulher imoral?",
"body": "O autor faz essas perguntas retóricas para enfatizr que seu filho não deve fazer essas coisas. T.A.: \"Meu filho, não seja cativado por uma adúltera! Não abrace os seios de uma mulher imoral!\". (Veja: figs_rquestion)"
},
{
"title": "serias cativado por uma adúltera",
"body": "Intenso entusiasmo que surge do desejo de ter uma mulher é citado como se ele fosse cativado por essa mulher. Isso pode ser dito na voz ativa. T.A.: \"permitiria que uma adúltera te cativasse\" ou \"permitiria que uma adúltera te fascinasse\". (Veja: figs_activepassive)"
},
{
"title": "Por que abraçarias os seios de uma mulher imoral",
"body": "Aqui a palavra \"seios\" representa a mullher imoral e sua atratividade sexual. T.A.: \"Por que abraçarias uma mulher imoral\". (Veja: figs_synecdoche)"
},
{
"title": "uma mulher imoral",
"body": "Possíveis significados são: 1) \"uma mulher que não é sua esposa\" ou 2) \"uma mulher que é esposa de outro homem\"."
},
{
"title": "vê tudo... observa todos os caminhos",
"body": "Essas duas frases significam basicamente a mesma coisa e enfatizam que Deus sabe de tudo que cada um faz. (Veja: figs_parallelism)"
},
{
"title": "todos os caminhos em que anda",
"body": "O autor fala sobre as ações de uma pessoa ou sua conduta como se fossem um caminho em que ela anda. T.A.: \"todos os caminhos que anda\" ou \"tudo o que faz\". (Veja: figs_metaphor)"
}
]