pt-br_pro_tn/05/03.txt

22 lines
1.6 KiB
Plaintext

[
{
"title": "os lábios da mulher adúltera destilam mel",
"body": "Possíveis significados são: 1) a palavra \"lábios\" diz respeito às palavras da mulher adúltera e o autor fala sobe a atração de suas palavras, como se seus lábios destilassem mel. T.A.: \"palavras da mulher adúltera são doces como o mel\" ou 2) o autor fala sobre o prazer de beijar a mulher adúltera como se seus lábios fossem doces como o mel. T.A.: \"os beijos da mulher adúltera são doces como o mel\". (Veja: figs_metonymy e figs_metaphor)."
},
{
"title": "sua boca é mais suave que o azeite",
"body": "Possíveis significados são: 1) a palavra \"boca\" representa o falar da mulher adúltera e o autor diz sobre a persuasão de suas palavras, sendo sua boca mais suave que o azeite. T.A.: \"sua fala é persuasiva e mais suave que o azeite\" ou 2) o autor diz sobre o prazer de beijar a mulher adúltera, sendo a boca dela mais suave que o azeite. T.A.: \"seus beijos são mais suaves que o azeite\". (Veja: figs_metonymy e figs_metaphor)."
},
{
"title": "mas, no final, é amarga como o absinto ",
"body": "O autor fala do prejuízo que ter um relacionamento com uma mulher adúltera causa, como se ela fosse amarga como o absinto. T.A.: \"mas, no final, ela é amarga como o absinto e causa prejuízo\". (Veja: figs_metaphor)"
},
{
"title": "absinto",
"body": "Uma planta com gosto amargo."
},
{
"title": "afiada como a espada",
"body": "O autor fala da dor que a mulher adúltera causa àquele que se relaciona com ela, como se ela fosse afiada como a espada que o corta. T.A.: \"ela fere uma pessoa, pois é afiada como a espada\". (Veja: figs_metaphor) "
}
]