Mon Nov 12 2018 15:49:28 GMT-0200 (E. South America Daylight Time)

This commit is contained in:
tsDesktop 2018-11-12 15:49:30 -02:00
commit b9fb940b47
285 changed files with 341 additions and 0 deletions

1
01/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Depois da morte de Saul, Davi retornou do ataque aos Amalequitas e permaneceu em Ziclague por dois dias. \v 2 No terceiro dia, um homem veio do acampamento de Saul com suas roupas rasgadas e com pó sobre sua cabeça. Quando ele veio até Davi, se deitou com a cabeça no chão e se prostrou.

1
01/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Davi lhe disse: "De onde vens?" Ele respondeu: "Eu escapei do acampamento de Israel". \v 4 Davi lhe disse: "Por favor conta-me como foram as coisas". Ele respondeu: "O povo fugiu da batalha. Muitos caíram e muitos estão mortos. Saul e Jônatas, seu filho, também estão mortos". \v 5 Davi disse ao jovem: "Como sabes que Saul e Jônatas, seu filho, estão mortos?"

1
01/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 O jovem respondeu: "Por acaso aconteceu de eu estar no Monte Gilboa, e lá Saul estava se apoiando sobre sua lança, e carruagens e cavaleiros estavam quase o alcançando. \v 7 Saul virou-se, viu-me e chamou-me. Eu respondi: 'Eis me aqui'.

1
01/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Ele me disse: 'Quem és tu?' Eu lhe respondi: 'Sou um Amalequita'. \v 9 Ele me disse: 'Vem cá e me mata. Pois tenho grande sofrimento, porém a vida continua em mim'. \v 10 Então eu fiquei sobre ele e o matei, pois eu sabia que ele não viveria depois de ter caído. E eu tomei a coroa que estava em sua cabeça e a faixa que estava em seu braço, e as trouxe aqui para ti, meu mestre."

1
01/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Então Davi rasgou suas roupas, e todos os homens com ele fizeram o mesmo. \v 12 Eles prantearam, choraram e jejuaram até a tarde por Saul, por Jônatas, seu filho, pelo povo de Yahweh, e pela casa de Israel por terem caído pela espada. \v 13 Davi disse ao jovem: "De onde és?" Ele respondeu: "Eu sou filho de um estrangeiro na terra, um Amalequita".

1
01/14.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 14 Davi disse-lhe: "Por que não tiveste medo de matar o rei ungido de Yahweh com sua própria mão?" \v 15 Davi chamou um dos jovens e disse: "Vá e mate-o". Então aquele homem foi e o atingiu, e o Amalequita morreu. \v 16 Então Davi disse ao Amalequita morto: "Teu sangue está sobre tua cabeça pois tua própria boca testificou contra ti e disse: 'Eu matei o rei ungido de Yahweh'".

1
01/17.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 17 Então Davi compôs essa canção a respeito de Saul e Jônatas seu filho. \v 18 Ele ordenou que o povo ensinasse esta Canção do Arco aos filhos de Judá, a qual foi escrita no Livro de Jasar. \v 19 "Sua glória, Israel, está morta, assassinada em suas montanhas! Como os poderosos caíram! \v 20 Não contem isso em Gate, não o proclamem nas ruas de Asquelom, para que não regozigem as filhas dos filisteus, e as filhas dos inciruncisos não celebrem.

1
01/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Montanhas de Gilboa, não haja orvalho nem chuva sobre ti, nem campos que dêem grãos para ofertas, pois lá o escudo do poderoso foi profanado. O escudo de Saul não mais está ungido com óleo. \v 22 Do sangue daqueles que foram mortos, dos corpos dos poderosos, o arco de Jônatas não recuou, e a espada de Saul não tornou vazia.

1
01/23.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 23 Saul e Jônatas foram amados e graciosos em vida, e em sua morte não foram separados. Eles eram mais ágeis que águias, eles eram mais fortes que leões. \v 24 Vós filhas de Israel, chorai sobre Saul, que vos vestiu de lindas roupas escarlate, que colocou ornamentos de ouro em vossas vestes.

1
01/25.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 25 Como os poderosos caíram no meio da batalha! Jônatas está morto nos seus lugares altos. \v 26 Estou angustiado por ti, meu irmão, Jônatas. Tu me eras muito querido. Teu amor me era maravilhoso, excedendo o amor de mulheres. \v 27 Como os poderosos caíram, e as armas de guerra pereceram!"

1
02/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Depois disto Davi perguntou à Yahweh e disse: "Deveria eu subir a uma das cidades de Judá?" Yahweh o respondeu: "Suba”. Davi disse: "Para qual cidade devo ir?" Yahweh respondeu: "Para Hebrom." \v 2 Então Davi subiu com suas duas esposas, Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a viúva de Nabal. \v 3 Davi trouxe os homens que estavam com ele, cada um trouxe sua família, para as cidades de Hebrom, onde começaram a morar.

1
02/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 Então homens de Judá vieram e ungiram Davi rei sobre a casa de Judá. Eles falaram a Davi: "Os homens de Jabes-Gileade enterraram Saul." \v 5 Então Davi enviou mensageiros aos homens de Jabes-Gileade e disse para eles: "Vós sois abençoados por Yahweh, já que mostrastes esta lealdade ao seu senhor Saul e o enterraste.

1
02/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Agora, que Yahweh vos mostre lealdade e fidelidade. Eu também vos mostrarei esta bondade porque vós tens feito esta coisa. \v 7 Agora então, que tuas mãos sejam fortes; sede corajoso pois Saul vosso senhor está morto, e a casa de Judá me ungiu rei sobre eles."

1
02/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Mas Abner filho de Ner, comandante do exército de Saul, tomou Isbosete filho de Saul e o trouxe para Maanaim; \v 9 ele fez Isbosete rei sobre Gileade, Aser, Jezreel, Efraim, Benjamim, e sobre todo o Israel.

1
02/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Isbosete filho de Saul, tinha quarenta anos de idade quando ele começou a reinar sobre Israel, e ele reinou dois anos. Mas a casa de Judá seguiu Davi. \v 11 O tempo que Davi foi rei em Hebrom sobre a casa de Judá foi sete anos e seis meses.

1
02/12.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 12 Abner, filho de Ner, e os servos de Isbosete, filho de Saul, saíram de Maanaim para Gibeão. \v 13 Joabe, filho de Zeruia, e os servos de Davi saíram e os encontraram perto do tanque de Gibeão. Ali eles sentaram, um grupo de um lado do tanque e o outro do outro lado.

1
02/14.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 14 Abner disse a Joabe: "Deixa os jovens levantarem e competirem diante de nós." Então Joabe disse: "Que se levantem." \v 15 Então os jovens se levantaram e reuniram-se, doze para Benjamim e Isbosete filho de Saul, e doze dos servos de Davi.

1
02/16.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 16 Cada homem agarrou seu oponente pela cabeça e enfiou sua espada no lado do seu oponente, e eles caíram juntos. Portanto aquele lugar foi chamado em Hebraico, "Helcate-Hazurim", ou "Campo das Espadas," que está em Gibeão. \v 17 A batalha foi muito severa naquele dia e Abner e os homens de Israel foram derrotados diante dos servos de Davi.

1
02/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Os três filhos de Zeruia estavam ali: Joabe, e Abisai, e Asael. Asael era rápido nos pés como uma gazela selvagem. \v 19 Asael perseguiu de perto Abner e o seguiu sem desviar em nenhuma direção.

1
02/20.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 20 Abner olhou para trás, e disse: "És tu, Asael?" Ele respondeu: "Sou eu." \v 21 Abner disse para ele: "Desvia-te para sua direita ou para esquerda, e agarra um dos jovens e pega sua armadura." Mas Asael não desviava.

1
02/22.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 22 Então Abner disse novamente a Asael: "Para de me perseguir. Por que eu deveria te derrubar ao chão? Como eu poderia pois me colocar diante de Joabe, seu irmão?" \v 23 Mas Asael recusou-se a desviar, e então Abner o apunhalou no corpo com o lado sem corte de sua lança, de modo que a lança saiu do outro lado. Asael caiu e morreu ali. Então aconteceu que qualquer um que chegava no lugar em que Asael caiu e morreu, parava imobilizado.

1
02/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Mas Joabe e Abisai perseguiram Abner. Quando o sol estava se pondo, eles vieram para a colina de Amá, que é perto de Giá próximo à estrada para o deserto de Gibeão. \v 25 Os homens de Benjamim reuniram-se juntos atrás de Abner e pararam no topo da colina.

1
02/26.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 26 Então Abner gritou para Joabe e disse: "Será que a espada deve devorar para sempre? Não sabes tu que será amargo no final? Quanto tempo levará até que tu digas para teus homens pararem de perseguir seus irmãos?" \v 27 Joabe respondeu: "Assim como Deus vive, se tu não tivesses dito aquilo, meus soldados teriam perseguido seus irmãos até de manhã!"

1
02/28.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 28 Então Joabe tocou a trombeta, e todos os seus homens pararam e não perseguiram mais a Israel, nem lutaram mais. \v 29 Abner e seus homens viajaram aquela noite toda por Arabá. Eles cruzaram o Jordão, marcharam a manhã seguinte toda, e então alcançaram Maanaim.

1
02/30.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 30 Joabe retornou de perseguir Abner. Ele ajuntou todos os seus homens, que estavam faltando Asael e dezenove dos soldados de Davi. \v 31 Mas os homens de Davi mataram trezentos e sessenta homens de Benjamim com Abner. \v 32 Então eles pegaram Asael e o enterraram no túmulo de seu pai, que era em Belém. Joabe e seus homens viajaram a noite toda, e o dia amanheceu neles em Hebrom.

1
03/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Então houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi. Davi cresceu e ficou forte e mais forte, mas a casa de Saul ficou cada vez mais fraca.

1
03/02.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 2 Os filhos de Davi nasceram em Hebrom. Seu primogênito foi Amnon, de Ainoã, a Jezreelita. \v 3 Seu segundo filho, Quileabe, de Abigail, que havia sido mulher de Nabal , o carmelita. O terceiro, Absalão, era filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur.

1
03/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 O quarto filho de Davi, Adonias, filho de Hagite. O quinto filho era Sefatias, filho de Abital, \v 5 e o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi. Estes são os filhos de Davi que nasceram em Hebrom.

1
03/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Aconteceu que durante a guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi que Abner tornou-se forte na casa de Saul. \v 7 Saul tinha uma concubina, cujo nome era Rizpa, filha de Aiá. Isbosete disse a Abner: "Porque te deitaste com a concubina de meu pai?"

1
03/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Então Abner estava muito irritado com as palavras de Isbosete e disse-lhe: "Sou eu cabeça de cão, que pertence a Judá? Hoje eu estou mostrando fidelidade à casa de Saul, teu pai, seus irmãos, e seus amigos, e não lhe entreguei nas mãos de Davi. E ainda assim, hoje, você me acusa sobre esta mulher?

1
03/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Assim que Deus faça comigo, Abner, ou muito mais, se eu não fizer por Davi como Yahweh jurou a ele, \v 10 para transferir o reino da casa de Saul e estabelecer o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba". \v 11 Isbosete não pode responder a Abner mais nenhuma palavra, porque o temia.

1
03/12.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 12 Então Abner enviou mensageiros para Davi, para falar-lhe dizendo: "De quem é a terra? Faz um pacto comigo, e eu serei contigo, e tu verás que minha mão estará contigo, para trazer todo o Israel a ti". \v 13 Davi respondeu: "Bom, eu vou fazer um pacto contigo. Mas uma coisa que eu preciso de ti é que não podes ver meu rosto, quando vieres ver-me, a menos que trouxeres primeiro a Mical, filha de Saul.

1
03/14.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 14 Então Davi mandou mensageiros para Isbosete, filho de Saul, dizendo: "Dá-me minha mulher Mical, de quem eu pago um preço de cem prepúcios de filisteus". \v 15 Assim, Isbosete mandou tirar Mical de seu marido, Paltiel, filho de Laís. \v 16 Seu marido foi com ela, chorando enquanto ele subia, e seguiu-a até Baurim. Abner disse-lhe: "Volte para casa agora", então ele voltou.

1
03/17.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 17 Abner falou com os anciãos de Israel dizendo: "No passado tu estavas tentando fazer Davi reinar sobre vós. \v 18 Agora faça isso, porque o Senhor falou a Davi dizendo: 'Pela terra do meu servo Davi livrarei o meu povo de Israel do poder dos filisteus e todos os seus inimigos'".

1
03/19.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 19 Abner também falou pessoalmente ao povo de Benjamin. Em seguida, foi também Abner falar com Davi em Hebrom para explicar tudo o que Israel e toda a casa de Benjamim haviam resolvido. \v 20 Quando Abner e vinte de seus homens chegaram a Hebrom para ver Davi, ele tinha preparado um banquete para eles.

1
03/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Abner expicou a Davi: "Eu me levantarei e protegerei todo o Israel por ti, meu mestre e Rei, de modo que eles possam fazer um pacto contigo, para que possas reinar sobre tudo o que desejas". Assim Davi dispensou Abner, e ele foi embora em paz.

1
03/22.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 22 Em seguida, o soldado de Davi e Joabe vieram de uma invasão e trouxeram muito despojo com eles. Mas Abner não estava com Davi em Hebrom. \v 23 Davi o tinha dispensado, e Abner havia saído em paz. Joabe e todo o exército havia chegado com ele, disseram-lhe: "Abner, filho de Ner, veio ao rei e ele o dispensou, e Abner saiu em paz".

1
03/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Então Joabe foi ao rei e disse: "O que fizestes? Olha, Abner veio a teu encontro! Porque o deixaste ir embora, e ele se foi? \v 25 Tu não sabes que Abner veio enganar-te para descobrir seus planos e aprender tudo que estás fazendo? \v 26 Joabe deixou Davi, enviou mensageiros atrás de Abner, e o fizeram voltar do poço de Sira, mas Davi não sabia disso.

1
03/27.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 27 Quando Abner voltou a Hebrom, Joabe levou à parte no portão para lhe falar em segredo, e ali Joabe o esfaqueou no estômago e o matou. Desta forma, Joabe vingou o sangue de Asael, seu irmão.

1
03/28.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 28 Quando Davi ouviu falar sobre isso, disse: "Eu e meu reino somos inocentes perante Yahweh para sempre em relação ao filho de Abner. \v 29 Deixai a culpa de queda a morte de Abner sobre a cabeça de Joabe e sobre toda a casa de seu pai. Nunca deixará de estar alguém na família de Joabe, quem tenha feridas ou doenças de pele que flui, ou que seja manco e deva andar de muletas, ou que seja morto pela espada, ou quem passe fome. \v 30 Pois, Joabe e Abisai, seu irmão, mataram Abner, porque ele matou seu irmão Asael, na batalha em Gibeão.

1
03/31.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 31 Davi disse a Joabe e ao povo que estava com ele: "Rasguem suas roupas, vistam-se de sacos, e chorem pelo corpo de Abner". Então o rei Davi foi diante do caixão no funeral. \v 32 Eles sepultaram a Abner em Hebrom. O rei chorou e gritou bem alto no túmulo de Abner, e todas as pessoas também choraram.

1
03/33.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 33 O rei lamentou a Abner e cantou: "Deve Abner morrer como um tolo morre? \v 34 Suas mãos não estavam atadas. Seus pés não estavam algemados. Mas caístes como quem cai os filhos da injustiça". Mais uma vez todo o povo chorava sobre ele.

1
03/35.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 35 Todo o povo veio fazer Davi comer enquanto ainda era dia, mas Davi jurou: "Que Deus me castigue como quiser, se eu provar pão ou qualquer outra coisa antes de o sol se pôr". \v 36 Todas as pessoas tomaram conhecimento do sofrimento de Davi, e pareceu-lhe bem, como tudo o que o rei fez, agradou-lhes.

1
03/37.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 37 Então todas as pessoas e de todo o Israel entenderam que aquele dia, não era desejo do rei matar Abner, filho de Ner. \v 38 O rei disse aos servos dele: "Não sabeis que hoje caiu em Israel um líder, um grande homem? \v 39 E hoje eu estou fraco, embora ungido rei. Esses homens, filhos de Zeruia, são fortes demais para mim. Que Yahweh retribua ao malfeitor, punindo-o por sua maldade, como ele merece".

1
04/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Quando Isbosete, filho de Saul, ouviu que Abner havia morrido em Hebrom, suas mãos se enfraqueceram, e todo o Israel se inquietou. \v 2 Agora os filhos de Saul tinham dois homens os quais eram capitães de grupos de soldados. O nome de um deles era Baaná, e o outro, Recabe, filhos de Rimom, o beerotita do povo de Benjamim (pois Beerote também é considerada parte de Benjamim, \v 3 e os beerotitas fugiram para Gitaim e vivem lá até hoje).

1
04/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 Agora Jônathas, filho de Saul, tinha um filho que era aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos quando as notícias sobre Saul e Jônathas chegaram de Jezreel. Sua ama tomou o filho e fugiu. Mas enquanto ela estava correndo, o filho de Jônathas caiu e ficou aleijado. Seu nome era Mefibosete.

1
04/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Então o os filhos de Rimom o beerotita, Recabe e Baaná, viajaram durante o calor do dia para a casa de Isbosete, enquanto ele descansava pela tarde. \v 6 A mulher que vigiava a porta pegou no sono enquanto descansava, e Recabe e Baaná entraram silenciosamente e passaram por ela. \v 7 Logo após entrarem na casa, eles atacaram-no e o mataram enquanto ele estava deitado em sua cama em seu quarto. Então eles arrancaram sua cabeça e a levaram, viajando pela estrada toda a noite até Arabá.

1
04/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Eles trouxeram a cabeça de Isbosete até Davi em Hebrom, e disseram ao rei, "Olhe, essa é a cabeça de Isbosete filho de Saul, seu inimigo, o qual procurava sua morte. Hoje Yahweh vingou o rei nosso senhor contra Saul e seus descendentes". \v 9 Davi respondeu Recabe e Baaná; ele disse-lhes: "Pela vida de Yahweh, aquele que livrou minha vida de toda angústia, \v 10 quando alguém me contou: 'Olhe, Saul está morto', pensando que estava trazendo boas notícias, eu o apanhei e o matei em Ziclague. Aquela foi a recompensa que dei a ele por sua notícia.

1
04/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Quanto mais, quando homens perversos que mataram uma pessoa inocente na sua cama em sua própria casa, não deveria eu requerer o sangue de suas mãos, e removê-los da terra?" \v 12 Então Davi deu ordens a um jovem homem, e ele os matou e cortou fora suas mãos e pés e os pendurou ao lado do tanque em Hebrom. Mas tomaram a cabeça de Isbosete e a enterraram no sepulcro de Abner em Hebrom.

1
05/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Então, todas as tribos de Israel vieram até Davi em Hebrom e disseram: "Olhai, nós somos vossa carne e vosso osso. \v 2 Em um passado recente, quando Saul reinava sobre nós, foi tu que lideraste o exército de Israel. Yahweh disse para ti: 'Tu pastorearás Meu povo Israel, e tu governarás sobre Israel'".

1
05/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Então, todos os anciãos de Israel vieram ao rei em Hebrom e o rei Davi celebrou uma aliança diante de Yahweh. Eles ungiram a Davi rei sobre Israel. \v 4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou quarenta anos. \v 5 Em hebrom ele reinou sobre Judá sete anos e seis meses, e, em Jerusalém, ele reinou trinta e três anos sobre toda Israel e Judá.

1
05/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 O rei e seus homens foram até Jerusalém contra os Jebuseus, os habitantes da terra. Eles disseram a Davi: "Tu não virás aqui exceto para seres expulso pelos cegos e aleijados. Davi não poderá vir aqui." \v 7 No entanto, Davi capturou o forte de Sião, que agora é a cidade de Davi.

1
05/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Naquele tempo, Davi disse: "Qualquer um que atacar os Jebuseus deverá passar pelo duto de água e alcançará 'os cegos e aleijados', aqueles que odeiam a Davi". É o que o povo diz: "Os cegos e aleijados não poderão vir para o palácio". \v 9 Então, Davi passou a viver no forte e o chamou de cidade de Davi. Ele fortificou seus arredores, do terraço ao interior. \v 10 Davi se tornou muito poderoso porque Yahweh, o Deus dos exércitos, estava com ele.

1
05/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Então Hirão rei de Tiro enviou mensageiros a Davi, e cedros, carpinteiros, e pedreiros. Eles construíram uma casa para Davi. \v 12 Davi sabia que Yahweh o tinha estabelecido como rei de Israel, e que Ele havia exaltado seu reino por amor do Seu povo de Israel.

1
05/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 Após Davi ter deixado Hebrom e ido para Jerusalém, ele tomou mais cocumbinas e esposas em Jerusalém e mais filhos e filhas nasceram. \v 14 Estes foram os nomes dos que nasceram em Jerusalém: Samua, Sabote, Natã, Salomão, \v 15 Ibar, Eliusa, Nefegue, Jafia, \v 16 Elisma, Eliadá e Elifelete.

1
05/17.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 17 Quando os filisteus ouviram que Davi havia sido ungido como rei sobre Israel, todos eles saíram à sua procura. Mas Davi ficou sabendo e desceu para o seu forte. \v 18 Os filisteus foram e se espalharam pelo vale de Refaim.

1
05/19.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 19 Então, Davi pediu ajuda de Yahweh. Davi disse: "Deverei atacar os filisteus? Tu me darás vitória sobre eles?" Yahweh disse a Davi: "Ataque, pois Eu certamente te darei vitória sobre os filisteus". \v 20 Então, Davi atacou em Baal-Perazim, e ali os derrotou. Davi comentou: "Yahweh derrotou meus inimigos diante de mim como uma inchente de águas correntes". Então, aquele lugar foi chamado Baal-Perazim. \v 21 Os filisteus deixaram seus ídolos lá, e Davi e seus homens os levaram dali.

1
05/22.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 22 Então, os filisteus subiram outra vez e se espalharam pelo vale de Refaim. \v 23 Então, Davi buscou ajuda de Yahweh de novo, e Yahweh disse a ele: "Tu não deves atacar pela frente, ao invés disso, dá a volta e encontra-os perto das amoreiras.

1
05/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Quando tu ouvires o som de marcha ao vento através do topo das amoreiras, então ataque com força. Faze isto porque Yahweh terá saído antes de ti para atacar o exército dos filisteus". \v 25 Então, Davi fez como Yahweh ordenou. Ele matou os filisteus desde Geba e em todo caminho até Gezer.

1
06/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Agora Davi reuniu novamente todos os homens escolhidos de Israel, trinta mil. \v 2 Davi levantou-se e foi com todos os seus homens que estavam com ele em Baalá de Judá para trazer de lá a Arca de Deus, que é chamada pelo nome de Yahweh dos exércitos, que se assenta entronizado sobre os querubins.

1
06/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Eles puseram a Arca de Deus sobre um novo carro e a trouxeram à casa de Abinadabe, que está sobre um monte. Uzá e Aiô, seus filhos, estavam dirigindo o novo carro. \v 4 Eles trouxeram o carro da casa de Abinadabe no monte com a Arca de Deus sobre ele. Aiô estava andando na frente da arca. \v 5 Então, Davi e toda a casa de Israel começaram a tocar diante de Yahweh, celebrando com instrumentos feitos de madeira de pinho, harpas, liras, tamborins, pandeiros e címbalos.

1
06/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Quando eles chegaram à eira de Nacom, os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão e pegou a Arca de Deus e segurou-a. \v 7 Então, a ira de Yahweh se acendeu contra Uzá. Deus o atacou ali por causa do seu pecado. Uzá morreu ali ao lado da Arca de Deus.

1
06/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Davi ficou zangado porque Yahweh tinha atacado Uzá, e ele chamou aquele lugar pelo nome de Perez-Uzá. Aquele lugar é chamado de Perez-Uzá até o dia de hoje. \v 9 Davi temeu a Yahweh naquele dia. Ele disse: "Como a Arca de Deus pode vir até mim?"

1
06/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Então, Davi não estava querendo levar a Arca de Yahweh com ele para a cidade de Davi. Em vez disso, ele a deixou na casa de Obede-Edom, o geteu. \v 11 A Arca de Yahweh permaneceu na casa de Obede-Edom, o geteu, por três meses. Então, Yahweh o abençoou e a toda sua casa.

1
06/12.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 12 Nesse tempo, disseram ao rei Davi: "Yahweh tem abençoado a casa de Obede-Edom e tudo que pertence a ele por causa da Arca de Deus". Então, Davi foi e trouxe a Arca de Deus da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi com alegria. \v 13 Quando aqueles que estavam carregando a Arca de Yahweh davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo.

1
06/14.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 14 Davi dançou perante Yahweh com todas as suas forças; ele estava vestindo somente um colete de linho. \v 15 Então, Davi e toda a casa de Israel trouxeram a Arca de Yahweh com gritos e com som de trombetas.

1
06/16.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 16 Nesse momento, quando a Arca de Yahweh chegou à cidade de Davi, Mical, filha de Saul, olhou pela janela. Ela viu o rei Davi saltando e dançando diante de Yahweh. Então, ela o desprezou em seu coração. \v 17 Eles trouxeram a Arca de Yahweh e colocaram-na no seu lugar, no meio da tenda que Davi havia preparado para ela. Então, Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas diante de Yahweh.

1
06/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Quando Davi terminou de oferecer os holocaustos e as ofertas pacíficas, ele abençoou o povo no nome de Yahweh dos exércitos. \v 19 Então, ele distribuiu entre todo o povo, toda a multidão de Israel, para ambos, homens e mulheres, um pão, uma porção de carne e um bolo de passas. Então, todo o povo saiu; cada um retornou a sua própria casa.

1
06/20.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 20 Então Davi retornou para abençoar sua família. Mical, a filha de Saul, veio para encontrar Davi e disse: "Quão honrado foi o rei de Israel hoje, despindo-se diante dos olhos das escravas entre seus servos, como um sujeito qualquer que vergonhosamente se despe!"

1
06/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Davi respondeu a Mical: "Eu fiz isso diante de Yahweh, que me escolheu no lugar do teu pai e no lugar de toda sua família, que me designou como líder sobre o povo de Yahweh, sobre Israel. Diante de Yahweh eu me alegrarei! \v 22 Eu serei ainda mais 'simples' que isso. Eu me humilharei aos meus próprios olhos, mas ao olhos das escravas que tu mencionaste eu serei honrado". \v 23 Então, Mical, a filha de Saul, não teve filhos até o dia da sua morte.

1
07/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Aconteceu que depois que o rei se estabeleceu em sua casa, e depois que Yahweh tinha dado descanso a ele de todos os seus inimigos ao redor, \v 2 o rei disse a Natan, o profeta: "Vê, eu estou vivendo em uma casa de cedro, mas a Arca de Deus está ficando no meio de uma tenda".

1
07/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Então, Natan disse ao rei: "Vai, faz o que está em teu coração, porque Yahweh é contigo". \v 4 Mas, naquela mesma noite, a palavra de Yahweh veio a Natan e disse: \v 5 "Vai e diz a Davi, meu servo: 'Isto é o que Yahweh diz: Tu edificar-me-ás uma casa para habitar?

1
07/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Porque Eu não habitei em uma casa, desde o dia em que tirei o povo de Israel do Egito até este dia; em vez disso, Eu tenho me mudado continuamente em uma tenda, um tabernáculo. \v 7 Por todos os lugares por onde Eu me mudei entre o povo de Israel, alguma vez Eu falei algo a um dos líderes que designei para pastorear meu povo Israel, dizendo: "Por que tu não me edificaste uma casa de cedro?"'"

1
07/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Agora, pois, diz a meu servo Davi: "Isto é o que Yahweh dos exércitos diz: 'Eu te tirei dos pastos, de detrás das ovelhas, para que tu fosses rei sobre meu povo Israel. \v 9 Eu estive contigo por onde quer que foste e eliminei todos os teus inimigos de diante de ti. E far-te-ei um grande nome, como o nome dos grandes que há na terra.

1
07/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Eu designarei um lugar para o meu povo Israel e plantá-los-ei lá, para que eles possam viver no seu próprio lugar e não ser mais perturbados. \v 11 Nunca mais os povos maus os oprimirão, como fizeram antes, desde os dias em que Eu designei juízes sobre o meu povo Israel. E dar-te-ei descanso de todos os teus inimigos. Além disso, Eu, Yahweh, declaro a ti que edificar-te-ei uma casa.

1
07/12.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 12 Quando teus dias se completarem e tu descansares com teus pais, Eu levantarei um descendente depois de ti, um que sairá de ti, e estabelecerei seu reino. \v 13 Ele edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei o trono do seu reino para sempre. \v 14 Eu ser-lhe-ei um pai, e ele será meu filho. Quando ele pecar, discipliná-lo-ei com a vara dos homens e com os açoites dos filhos dos homens.

1
07/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Mas minha aliança de fidelidade não o deixará, como a retirei de Saul, o qual eu removi de diante de ti. \v 16 Tua casa e reino serão confirmados para sempre perante ti. Teu trono será estabelecido para sempre". \v 17 Natan falou com Davi e relatou a ele todas essas palavras, e contou-lhe sobre toda a visão.

1
07/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Então, Davi, o rei, saiu e se assentou diante de Yahweh e disse: "Quem sou eu, Yahweh Deus, e quem é minha família para que Tu me trouxesses a este ponto? \v 19 E isso foi pouco a teus olhos, SENHOR Yahweh. Tu ainda falaste sobre a família de Teu servo em tempos vindouros e me mostraste gerações futuras, SENHOR Yahweh! \v 20 O que mais posso eu, Davi, dizer-Te? Tu honraste Teu servo, SENHOR Yahweh.

1
07/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Por causa da Tua palavra, e para cumprir Teu propósito, Tu fizeste esse grande feito e o revelaste a Teu servo. \v 22 Por essa razão, Tu és grande, SENHOR Yahweh. Porque não há ninguém como Tu e não há outro Deus além de Ti, exatamente como ouvimos com nossos próprios ouvidos. \v 23 E que nação é como Teu povo Israel, a nação da terra que Tu, Deus, foste e resgataste para Ti mesmo? Tu fizeste isso para que eles se tornassem um povo para Ti, para fazer um nome para Ti mesmo e realizar grandes e assombrosas obras por Tua terra. Tu expulsaste nações e seus deuses de diante do Teu povo que resgataste do Egito.

1
07/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Tu estabeleceste Israel como Teu próprio povo para sempre e Tu, Yahweh, Te tornaste o Deus deles. \v 25 Então, agora, Yahweh Deus, que a promessa que fizeste em relação a Teu servo e sua família seja estabelecida para sempre. Faz conforme disseste. \v 26 Que o Teu nome seja para sempre grande e que as pessoas digam: 'Yahweh dos exércitos é o Deus de Israel', enquanto a minha casa, de Teu servo Davi, é estabelecida diante de Ti.

1
07/27.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 27 Porque Tu, Yahweh dos exércitos, o Deus de Israel, revelaste a Teu servo que Tu lhe edificarás uma casa. É por isso que eu, Teu servo, encontrei coragem para orar a Ti. \v 28 Agora, SENHOR Yahweh, Tu és Deus e Tuas palavras são dignas de confiança, e fizeste essa boa promessa a Teu servo. \v 29 Agora, pois, agrada-Te em abençoar a casa de Teu servo para que ela continue para sempre diante de Ti. Porque Tu, SENHOR Yahweh, disseste essas coisas, e com tua bênção a casa de Teu servo será abençoada para sempre."

1
08/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Depois disso, aconteceu que David atacou os filisteus e os derrotou. Assim Davi tomou Gate e as suas aldeias do controle dos filisteus.

1
08/02.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 2 Então ele derrotou Moabe e mediu os seus homens com uma corda, fazendo-os deitar no chão. Ele mediu duas medidas de corda para matar, e uma corda inteira para manter com vida. Então os moabitas tornaram-se servos de Davi e começaram a pagar-lhe tributo.

1
08/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Davi então derrotou Hadadezer, filho de Reobe, o rei de Zobá, enquanto Hadadezer estava viajando para recuperar o seu domínio ao longo do rio Eufrates. \v 4 Davi capturou dele mil e setecentos carros e vinte mil soldados de infantaria. Davi incapacitou todos os cavalos dos carros, mas reservou um número suficiente deles para cem carros.

1
08/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Quando os arameus de Damasco vieram para ajudar a Hadadezer, rei de Zobá, Davi matou vinte e dois mil homens arameus. \v 6 Então Davi pôs guarnições em Aram de Damasco, e os arameus tornaram-se servos dele e traziam-lhe tributos. Yahweh deu vitória a Davi onde quer que ele fosse.

1
08/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Davi tomou os escudos de ouro que estavam sobre os servos Hadadezer e os trouxe a Jerusalém. \v 8 De Betá e de Berotai, cidades de Hadadezer, o rei Davi tomou muitíssimo bronze.

1
08/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Quando Toí, rei de Hamate, ouviu que Davi havia derrotado todo o exército de Hadadezer, \v 10 Toí enviou seu filho Jorão ao rei Davi para saudá-lo e abençoá-lo, porque Davi tinha lutado contra Hadadezer e o tinha derrotado, e porque Hadadezer tinha travado guerra contra Toí. Jorão trouxe consigo objetos de prata, ouro e bronze.

1
08/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 O rei Davi consagrou esses objetos a Yahweh, juntamente com a prata e o ouro de todas as nações que ele conquistou - \v 12 de Aram, Moabe, o povo de Amom, os filisteus, e Amaleque, juntamente com todos os bens saqueados de Hadadezer, filho de Reobe, o rei de Zobá.

1
08/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 O nome de Davi era bem conhecido quando ele retornou de conquistar os arameus no vale do Sal, com seus dezoito mil homens. \v 14 Ele colocou guarnições em toda Edom, e todos os edomitas tornaram-se servos dele. Yahweh deu vitória a Davi por onde quer que ele fosse.

1
08/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Davi reinou sobre todo Israel, e ele administrava justiça e equidade para todo o seu povo. \v 16 Joabe, filho de Zeruia, era o comandante do exército, e Jeosafá, filho de Ailude, era cronista. \v 17 Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes, e Seraías era escriba. \v 18 Benaia, filho de Joiada, liderava sobre os quereteus e peleteus, e os filhos de Davi eram conselheiros do rei.

1
09/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Davi disse: "Ainda existe alguém da família de Saul para quem eu possa mostrar bondade por amor de Jônatas?" \v 2 Havia na família de Saul um servo que chamava-se Ziba, e eles o chamaram para Davi. O rei disse-lhe: "Tu és Ziba?" Ele respondeu: "Sim. Eu sou seu servo".

1
09/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Então o rei disse: " Ainda existe alguém na família de Saul que eu possa mostrar a bondade de Deus?" Ziba respondeu para o rei: "Jônatas ainda tem um filho, que é aleijado dos pés". \v 4 O rei disse-lhe: "Aonde está ele?" Ziba respondeu ao rei: "Olhe, ele está na casa de Maquir filho de Amiel em Lo-Debar".

1
09/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Depois o Rei Davi enviou e teve ele trazido da casa de Maquir filho de Amil de Lo-Debar. \v 6 Então Mefibosete, filho de Jônatas filho de Saul, veio a Davi e prostrou sua face para o chão em honra a Davi. Davi disse: "Mefibosete". Ele respondeu: "Veja, eu sou seu servo!".

1
09/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Davi disse-lhe: " Não tenha medo, pois certamente irei te mostrar a bondade por amor de Jônatas teu pai, e irei te restituir todas as terras de Saul teu avô, e tu irás sempre comer à minha mesa". \v 8 Mefibosete prostrou-se e disse: "O que é teu servo, para que olhaste com favor para tal cachorro morto como eu?"

1
09/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Depois o rei chamou por Ziba, servo de Saul, e lhe disse: "Eu dei ao filho de teu mestre todas as posses de Saul e sua família. \v 10 Tu lavrarás a terra para ele, tu e teus filhos e teus servos, e tu deverás colher a safra para que o neto de teu mestre tenha sempre o que comer à minha mesa". No momento Ziba tinha quinze filhos e vinte servos.

1
09/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Então Ziba disse para o rei: "Teu servo irá fazer tudo o que meu mestre o rei comandar para teu servo". O rei acrescentou: "Para que Mefibosete coma à minha mesa, como um dos filhos do rei". \v 12 Mefibosete tinha um filho jovem que chamava-se Mica. E todos que viviam na casa de Ziba foram servos de Mefibosete. \v 13 Então Mefibosete viveu em Jerusalém, e ele sempre comeu à mesa do rei, mesmo sendo aleijado de ambos seus os pés.

1
10/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 E veio que, após um tempo, o rei dos amonitas morreu e que seu filho, Hanum, tornou-se rei em seu lugar. \v 2 Davi disse: "Eu irei mostrar bondade para Hanum, filho de Naás, assim como seu pai mostrou bondade para comigo". Então Davi enviou seus servos para confortar Hanum por causa de seu pai. Seus servos entraram na terra dos amonitas. \v 3 Mas os lideres do amonitas disseram a seu mestre Hanum: "Realmente achas tu que Davi está honrando teu pai por haver mandado homens para confortar-te? Não teria ele enviado seus servos à ti para que observem a cidade, para espiá-la, a fim de tomá-la?"

1
10/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 Então Hanum tomou os servos de Davi, raspou-lhes a metade das barbas, cortou-lhes fora as vestes até suas nádegas, e lhes mandou embora. \v 5 Quando eles explicaram isso a Davi, ele enviou para que se reunissem com eles, pois os homens foram profundamente humilhados. O rei disse: "Permanecei em Jericó até que vossa barba cresça novamente, e então retorneis".

1
10/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Quando os amonitas perceberam que se tornaram como um mau cheiro a Davi, o povo de Amon enviou mensageiros e contratou vinte mil soldados dos arameus de Bete-Reobe e Zobá, mil homens do rei de Maacá e doze mil homens de Tobe. \v 7 Quando Davi soube disso, ele mandou Joabe e todo o exército de soldados. \v 8 Os amonitas vieram e formaram uma linha de batalha na entrada do portão da cidade, enquanto os arameus de Zobá e de Reobe e os homens de Tobe e de Maacá, ficaram por si mesmos em campo aberto.

1
10/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Quando Joabe viu as linhas de batalha encarando-o tanto em sua frente quanto por trás, ele escolheu alguns dos melhores guerreiros e arranjou-os contra os arameus. \v 10 Para o resto do exército, ele entregou ao comando de seu irmão Abisai, e ele os colocou na linha de batalha contra o exército dos amonitas.

Some files were not shown because too many files have changed in this diff Show More