Mon Nov 12 2018 16:09:29 GMT-0200 (Horário brasileiro de verão)

This commit is contained in:
tsDesktop 2018-11-12 16:09:31 -02:00
commit 044af251a3
361 changed files with 417 additions and 0 deletions

1
01/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 O rei Davi já estava velho e avançado em idade. Eles o cobriam com roupas, mas ele não conseguia manter- se aquecido. \v 2 Então seus servos disseram a ele: "Deixai que procuremos uma jovem virgem para nosso mestre o rei. Deixai que ela sirva ao rei e cuide dele. Deixai que ela deite em seus braços para que o rei possa se manter aquecido".

1
01/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 Então eles procuraram uma linda moça por dentro de todas as fronteiras de Israel. Eles encontraram Abisague, a sunamita, e levaram-na para o rei. \v 4 A moça era muito bonita. Ela serviu o rei e cuidou dele, mas o rei não teve relações sexuais com ela.

1
01/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Naquele tempo, Adonias, filho de Hagite, exaltava a si mesmo, dizendo: "Eu serei rei". Então preparou para si carruagens e cavaleiros com cinquenta homens para correrem adiante dele. \v 6 Seu pai nunca tinha confrontado-o, dizendo: "Porque fizeste isto ou aquilo?" Adonias era também um homem muito bonito e nasceu próximo depois que Absalão.

1
01/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Ele conferiu com Joabe, filho de Zeruia e com Abiatar o sacerdote. Eles seguiram Adonias e o ajudaram. \v 8 Mas Zadoque, o sacerdote, Benaia, filho de Joiada, Natã o profeta , Simei, Reí e os poderosos homens que pertenciam a Davi não seguiram a Adonias.

1
01/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Adonias sacrificou ovelhas, bois, e bezerros engordados junto a pedra de Zoe-lete, que está próxima a En-Rogel. Ele convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei e todos os homens de Judá, os servos do rei. \v 10 Mas ele não convidou Natã o profeta , Benaia, os poderosos homens ou seu irmão Salomão.

1
01/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Então Natã falou com Bate-Seba, mãe de Salomão, dizendo: "Tu não ouviste que Adonias, filho de Hagite, se tornou rei, e Davi nosso mestre não sabe disso? \v 12 Agora, portanto, deixai-me aconselhar-te para que tu salves a tua própria vida e a vida de teu filho Salomão.

1
01/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 Vai até o rei Davi; dize-lhe a ele: 'Meu mestre rei, tu não juraste a teu servo dizendo: "Certamente teu filho Salomão vai reinar depois de mim, e ele vai sentar no meu trono?" Por que então está Adonias reinando?' \v 14 Enquanto tu estás alí falando com o rei, eu irei entrar depois de ti e vou confirmar tuas palavras".

1
01/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Então Bate-Seba foi até o quarto do rei. O rei estava muito velho, e Abisague, o sunamita, estava servindo o rei. \v 16 Bate-seba inclinou-se e prostrou-se perante o rei. E o rei disse: "O que desejas?". \v 17 Ela disse a ele: "Meu mestre, tu juraste a teu servo por Yahweh, teu Deus, dizendo: 'Certamente Salomão, teu filho, vai reinar depois de mim e vai sentara no meu trono'.

1
01/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Agora, veja, Adonias é rei, e tu, meu mestre o rei, não sabes disso. \v 19 Ele tem sacrificado bois, bezerros engordados, e ovelhas em abundância, e tem convidado todos os filhos do rei, Abiatar o sacerdote, e Joabe o general do exército, mas ele não tem convidou Salomão teu servo.

1
01/20.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 20 Meu mestre rei, os olhos de todo Israel estão em ti, esperando que tu digas a eles quem vai sentar no trono depois de ti, meu mestre. \v 21 Do contrário, quando meu mestre o rei descansar com seus pais, eu e meu filho Salomão seremos considerados criminosos".

1
01/22.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 22 Enquanto ela ainda falava com o rei, Natã o profeta entrou. \v 23 Os servos disseram ao rei: "Natã o profeta está aqui". Quando ele veio diante do rei, ele se prostrou perante o rei com sua face no chão.

1
01/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Natã disse: "Meu mestre rei, tu tens dito: 'Adonias vai reinar depois de mim e vai sentar no meu trono?' \v 25 Pois ele desceu hoje e sacrificou bois, bezerros engordados, e ovelhas em abundância, e tem convidado todos os filhos do rei, os chefes do exército e Abiatar o sacerdote. Eles estão comendo e bebendo diante dele e dizendo: 'Viva muito tempo o rei Adonias!'.

1
01/26.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 26 Mas referente a mim teu servo, Zadoque o sacerdote, Benaia filho de Joiada, e o teu servo Salomão, ele não tem nos convidado. \v 27 Meu mestre o rei fez isso sem contar a nós, teus servos, quem deveria sentar no trono depois dele?".

1
01/28.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 28 Então o rei Davi o respondeu e disse: "Chamai Bate-Seba que ela volte a mim". Ela veio até a presença do rei e ficou em pé diante dele. \v 29 O rei fez um juramento dizendo: "Assim como vive Yahweh, que tem me redimido para fora de toda angústia, \v 30 assim como eu te jurei por Yahweh, o Deus de Israel dizendo: 'Salomão teu filho vai reinar depois de mim, e vai sentar no meu trono no meu lugar', eu vou fazer isso hoje". \v 31 Então Bate-Seba inclinou sua face no chão e prostrou-se diante do rei e disse: "Que meu mestre Rei Davi viva para sempre!".

1
01/32.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 32 O Rei Davi disse: "Chamai que venha a mim Zadoque o sacerdote, Natã o profeta, e Benaia filho de Joiada". Então eles vieram diante do rei. \v 33 O rei disse a eles: "Levai convosco os servos de mim vosso mestre, e fazei que Salomão meu filho monte em minha própria mula e levai-o descendo para Giom. \v 34 Deixai que Zadoque o sacerdote e Natã o profeta unjam-o rei sobre Israel e tocai a trombeta dizei: 'Viva muito tempo o Rei Salomão!'.

1
01/35.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 35 Então vós vireis depois dele, e ele virá e vai sentar no meu trono; pois ele será rei no meu lugar. Eu tenho designado ele para ser governador sobre todo Israel e Judá". \v 36 Benaia filho de Joiada repondeu ao rei dizendo: "Que assim seja! Que Yahweh, o Deus do meu mestre o rei, confirme isto. \v 37 Como Yahweh tem estado com meu mestre o rei, que assim Ele esteja com Salomão, e faça seu trono maior do que o trono do meu mestre Rei Davi".

1
01/38.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 38 Então Zadoque o sacerdote, Natã o profeta, Benaia filho de Joiada, e os quereteus e os peleteus desceram fizeram que Salomão andasse na mula do Rei Davi; eles o levaram para Giom. \v 39 Zadoque o sacerdote tirou o vaso de azeite para fora do tabernáculo e ungiu Salomão. Então eles tocaram a trombeta, e todo o povo disse: "Viva muito tempo o Rei Salomão!". \v 40 Então todo o povo subiu após ele, e o povo tocava as flautas e regozijava com grande alegria, tanto que a terra tremia com o som deles.

1
01/41.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 41 Adonias e todos os convidados que estavam com ele ouviram-no enquanto terminavam de comer. Quando Joabe ouviu o som da trombeta ele disse: "Por que a cidade está tão barulhenta?". \v 42 Enquanto ele estava ainda falando, Jônatas, filho de Abiatar o sacerdote chegou. Adonias disse: "Entre, pois tu és um homem de honra e traz boas notícias".

1
01/43.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 43 Jônatas respondeu e dissa a Adonias: "Nosso mestre Rei Davi tem feito de Salomão rei. \v 44 E o rei tem enviado com ele Zadoque o sacerdote, Natã o profeta, Benaia filho de Joiada, os quereteus e os peleteus. Eles fizeram que Salomão andasse na mula do rei. \v 45 Zadoque o sacerdote e Natã o profeta tem ungido ele rei em Giom, e tem subido de lá regozijando, tanto que a cidade está barulhenta. Esse é o barulho que tu tens ouvido.

1
01/46.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 46 Também, Salomão está sentando no trono do reino. \v 47 Além disso, os servos do rei vieram abençoar nosso mestre Rei Davi dizendo: 'Que o teu Deus faça o nome de Salomão melhor que o teu nome e faça seu trono maior do que o teu trono'. \v 48 E o rei inclinou-se na cama. O rei também disse: 'Bendito seja Yahweh, o Deus de Israel, que tem providenciado uma pessoa para sentar no meu trono neste dia, e que meus próprios olhos pudessem ver isso".

1
01/49.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 49 Então todos os convidados de Adonias estavam apavorados; eles se levantaram e cada homem seguiu seu caminho. \v 50 Adonias estava com medo de Salomão e, levantou-se, foi e agarrou as pontas do altar. \v 51 Então foi dito a Salomão: "Veja, Adonias está com medo do Rei Salomão, pois ele tem agarrado as pontas do altar dizendo: 'Que o Rei Salomão jure-me primeiramente que não matará seu servo com a espada".

1
01/52.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 52 Salomão disse: "Caso ele se mostrar um homem digno, nenhum fio de seu cabelo vai cair à terra, mas se maldade for encontrado nele, ele morrerá". \v 53 Então Rei Salomão enviou homens, que levaram Adonias para baixo do altar. Ele veio e se inclinou ao Rei Salomão, e Salomão disse a ele: "Vai para sua casa".

1
02/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Quando o dia da morte de Davi se aproximava, ele ordenou Salomão seu filho, dizendo: \v 2 "Eu estou indo no caminho de todos os mortais; portanto sê forte, e age como homem. \v 3 Guarda os mandamentos de Yahweh teu Deus para andar em Seus caminhos, para obedecer Seus estatutos, Seus mandamentos, Suas decisões, e Seus decretos da aliança, tendo o cuidado para fazer o que está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo que fizeres, onde quer que fores, \v 4 para que Yahweh cumpra Sua palavra que Ele falou acerca de mim, dizendo: 'Se teus filhos cuidadosamente observarem seus comportamentos, para andarem diante de mim fielmente com todo seus corações e com toda suas almas, nunca cessará de ter um homem no trono de Israel'.

1
02/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Sabes também o que Joabe, filho de Zeruia, me fez, ele matou os dois comandantes das armas de Israel, Abner filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter. Ele derramou o sangue de guerra em tempo de paz e colocou o sangue de guerra no cinto em volta de sua cintura e nos sapatos que ele calçava. \v 6 Lide com Joabe conforme a sabedoria que tu tens aprendido, mas não deixe que ele envelheça e desça à sepultura em paz.

1
02/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Contudo, mostre bondade com os filhos de Barzilai, o gideanita, coloque-os entre aqueles que comem à tua mesa, porque eles vieram até mim quando eu fugi de Absalão teu irmão.

1
02/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 Também está contigo Simei filho de Gera, o benjamita de Baurim, o qual me amaldiçoou com uma terrível maldição quando eu ia para Maanaim. Simei foi ao meu encontro no rio Jordão, e eu jurei pelo nome de Yahweh, dizendo: 'Não te matarei pela espada'. \v 9 Agora portanto não deixe ele sem punição. Tu és um homem sensato, e saberás o que deves fazer com ele. Tu farás que sua cabeça grisalha desça à sepultura com sangue".

1
02/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Então Davi morreu e foi sepultado com seus antepassados na cidade de Davi. \v 11 O reinado de Davi foi de quarenta anos. Ele tinha reinado por sete anos em Hebrom e por trinta e três anos em Jerusalém. \v 12 Salomão assentou-se no trono de David seu pai, e seu governo foi firmemente estabelecido.

1
02/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 Então Adonias, filho de Hagite, veio para Bate-Seba, mãe de Salomão. Ela perguntou: "Vieste pacificamente?". Ele respondeu: "Pacificamente". \v 14 Ele disse: 'Tenho algo para dizer-te". Ela respondeu: "Fale". \v 15 Adonias disse: "Tu sabes que o reino era meu, e que todo Israel esperava que me tornasse rei. Contudo, o reino foi transferido para meu irmão, porque o Senhor assim fez.

1
02/16.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 16 Agora, eu peço-te; não me recuses". Bate-Seba disse-lhe: "Fale". \v 17 Ele disse: "Por favor, fale com Salomão o rei, pois ele não te recusará, para que ele me dê Abisague, a sunamita como minha esposa." \v 18 Bate-Seba disse: "Muito bem, falarei com o rei".

1
02/19.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 19 Então Bate-Seba foi até o rei Salomão para falar com ele em favor de Adonias. O rei levantou-se para saudá-la e inclinou-se diante dela. Então ele sentou em seu trono e trouxeram um trono para a mãe do rei. Ela se assentou à sua mão direita. \v 20 Ela disse-lhe: "Desejo fazer um pequeno pedido para ti; não me recuses". O rei respondeu: "Pede, minha mãe, porque não te recusarei". \v 21 Ela disse: "Permitas que Abisague, a sunamita, seja dada como mulher para Adonias teu irmão".

1
02/22.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 22 O rei Salomão respondeu e disse para sua mãe: "Porque tu me pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Porque não me pedes o reino também para ele, por ser ele meu irmão mais velho; para ele, para o sacedorte Abiatar e para Joabe, filho de Zeruia?" \v 23 Então o rei Salomão jurou por Yahweh, dizendo: "Que meu Deus me castigue, se Adonias não pagar com a própria vida por ter feito este pedido.

1
02/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Agora, portanto, como Yahweh vive, me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi meu pai, e quem me fez uma casa como Ele prometeu, certamente hoje Adonias será morto". \v 25 Assim o rei Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, e ele achou Adonias e o matou.

1
02/26.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 26 Depois o rei disse ao sacedorte Abiatar: "Ide para Anatote, para os teus campos. Tu és digno de morte, mas não te matarei neste tempo, porque, tu carregaste a arca do Deus Yahweh diante de meu pai e participou de todas as aflições de meu pai". \v 27 Assim Salomão destituiu Abiatar de ser sacedorte para Yahweh, para que ele pudesse cumprir a palavra de Yahweh, a qual ele tinha falado acerca da família de Eli em Siló.

1
02/28.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 28 As notícias chegaram para Joabe, pois Joabe tinha apoiado Adonias, embora não tivesse apoiado Absalão. Assim Joabe fugiu para a tenda de Yahweh e segurou-se nas pontas do altar. \v 29 O rei Salomão soube que Joabe havia fugido para a tenda de Yahweh e agora estava ao lado do altar. Então Salomão enviou Benaida, filho de Joiada, dizendo: "Vai, mata-o".

1
02/30.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 30 Benaia chegou até a tenda de Yahweh e disse-lhe: "O rei disse: 'Saia fora'". Joabe respondeu: "Não, morrerei aqui". Então Benaia retornou para o rei, dizendo: "Joabe disse que ele ficaria e morreria no altar". \v 31 O Rei disse para Benaia: "Faça como ele tem dito. Mate-o e enterre-o, de modo que tu tires de mim e da familia do meu pai o sangue que Joabe derramou sem causa.

1
02/32.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 32 Que Yahweh faça recair seu sangue sobre a sua própria cabeça, porque ele atacou dois homens mais justos e melhores que ele mesmo, e matou-os com a espada, Abner, filho de Ner, chefe do exército das armas de Israel, e Amasa, filho de Jetér, chefe do exército das armas de Judá, sem que meu pai soubesse disso. \v 33 De modo que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça de seus descendentes para sempre. Mas para Davi e sua descendência, para sua casa, para seu trono, que exista paz para sempre de Yahweh".

1
02/34.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 34 Benaia, filho de Joiada, subiu e atacou Joabe e o matou. Ele foi enterrado em sua própria casa no deserto. \v 35 O Rei colocou Benaia, filho de Joaida, como comandante do exército no lugar de Joabe, e colocou Zadoque como sacedorte no lugar de Abiatar.

1
02/36.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 36 O rei mandou chamar Simei, e disse-lhe: "Construa para ti uma casa em Jerusalém e habita lá, e não saia dela para nenhum outro lugar. \v 37 Porque no dia que tu saíres, e atravessares o vale de Cedrom, saibas tu que certamente morrerás. Teu sangue será sobre tua própria cabeça". \v 38 Simei respondeu ao rei: "O que tu disseste é bom, como meu mestre o rei tem dito, assim teu servo fará". Assim Simei habitou em Jerusalém por muitos dias.

1
02/39.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 39 Mas no fim de três anos, dois dos servos de Simei fugiram ao encontro de Aquis, filho de Maacá, rei de Gate". E disseram a Simei: "Teus servos estão em Gate". \v 40 Simei se levantou, selou seu jumento, e foi ao encontro de Aquis em Gate para buscar seus servos. Ele foi e os trouxe de volta.

1
02/41.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 41 Quando foi dito a Salomão que Simei tinha ido de Jerusalém para Gate e havia retornado, \v 42 o rei mandou chamar Simei e disse-lhe: "Eu não te fiz jurar por Yahweh, e testifiquei para ti, dizendo: 'Saiba que certamente no dia que saíres e fores para algum outro lugar, tu certamentes morrerás?'. Então, tu me falaste: 'O que tu disse é bom'.

1
02/43.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 43 Porque então tu não guardaste teu juramento para Yahweh, e a ordem que eu dei para ti?". \v 44 O rei também disse para Simei: "Tu sabes no teu coração toda a maldade que tu fizeste a Davi, meu pai. Portanto, Yahweh retornará tua maldade sobre tua própria cabeça.

1
02/45.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 45 Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante Yahweh para sempre". \v 46 O rei ordenou Benaia, filho de Joiada, ele saiu e matou Simei. Assim foi confirmado o reino nas mãos de Salomão.

1
03/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Salomão aliou-se por casamento a Faraó, rei do Egito. Ele levou a filha do Faraó e trouxe-a para a cidade de Davi, até que ele tinha terminado de construir sua própria casa, a casa de Yahweh, e o muro ao redor de Jerusalém. \v 2 As pessoas estavam sacrificando nos santuários, porque até então nenhuma casa tinha sido construído para o nome de Yahweh. \v 3 Salomão amava Yahweh, andando nos estatutos de Davi seu pai, porém ele sacrificava e queimava incenso nos altares.

1
03/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 O rei foi a Gibeão para alí oferecer sacrifícios, pois alí estava o altar mais importante. Salomão fez mil ofertas queimadas sobre aquele altar. \v 5 Em Gibeão Yahweh apareceu à noite a Salomão em sonhos e disse-lhe: "Pede! O que deveria eu dar a ti?".

1
03/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Então Salomão disse: "Tu tens demonstrado abundante amor leal para com Teu servo, Davi, meu pai, porque ele andou diante de Ti em confiabilidade, em justiça, e em retidão de coração. Tu guardaste-lhe este amor leal em abundância e lhe deste um filho para hoje sentar no trono dele.

1
03/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Agora, Yahweh meu Deus, Tu fizeste reinar Teu servo no lugar de Davi, meu pai, ainda que eu sou apenas uma criança. Eu não sei direito como sair nem como entrar. \v 8 Teu servo está no meio do povo que Tu escolheste, povo grande, numeroso demais para ser numerado ou contado. \v 9 Portanto peço que Tu dês a Teu servo um coração sábio para julgar o teu povo, para que eu possa discernir entre o bem e o mal. Pois quem seria capaz de julgar este Teu grande povo?".

1
03/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Este pedido de Salomão agradou ao Senhor. \v 11 Portanto Deus disse a ele: "Porque tu pediste esta coisa e não pediste para ti uma vida longa ou riquezas ou a vida dos teus inimigos, mas tens pedido para ti entendimento para discernires a justiça, \v 12 vê, agora farei tudo o que tu Me pediste. Eu vou te dar um coração de sabedoria e entendimento, como ninguém teve antes de ti e depois de ti ninguém igual vai se levantar.

1
03/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 Eu também tenho te dado o que não pediste, ambos riquezas e glória, de modo que não haverá entre os reis alguém igual a ti durante toda a tua vida. \v 14 Se tu andares nos meus caminhos, para obedecer os meus estatutos e os meus mandamentos, como teu pai Davi andava, então eu prolongarei os teus dias".

1
03/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Então Salomão acordou e observou que era um sonho. Ele foi a Jerusalém e se pôs diante da arca do Senhor, fez ofertas queimadas e ofereceu sacrifícos de paz, e fez um banquete para todos os seus servos.

1
03/16.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 16 Então, duas mulheres prostitutas vieram ao rei, e se puseram diante dele. \v 17 Uma mulher disse-lhe: "Ah, meu mestre, esta mulher e eu moramos na mesma casa, e eu dei à luz uma criança com ela na casa.

1
03/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Aconteceu que no terceiro dia depois do parto, esta mulher também deu à luz. Nós estivemos juntas. Não havia mais ninguém conosco na casa, mas somente nós duas na casa. \v 19 Então, o filho desta mulher morreu naquela noite, porque ela se deitou sobre ele. \v 20 Portanto, ela se levantou à meia-noite e tomou o meu filho do meu lado, enquanto a sua serva dormia, e o deitou no seio dela, e deitou o filho morto dela em meu seio.

1
03/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Quando eu levantei pela manhã para amamentar meu filho, ele estava morto. Mas quando eu olhei cuidadosamente para ele ao amanhecer, ele não era o filho que eu dei à luz". \v 22 Em seguida a outra mulher disse: "Não, o vivo é meu filho, e o morto é teu filho". A primeira mulher disse: "Não, o que está morto é seu filho, e o vivo é meu filho". E assim elas falaram perante o rei.

1
03/23.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 23 Então o rei disse: "Uma de vós diz: 'Este é o meu filho que está vivo, e teu filho está morto', e a outra diz: 'Não, teu filho está morto, e o meu filho é o vivo'". \v 24 O rei disse: "Traz-me uma espada". Assim, eles trouxeram uma espada diante do rei. \v 25 Em seguida o rei disse: "Divide a criança que vive em dois. Dá metade a uma mulher e metade a outra".

1
03/26.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 26 Então a mulher cujo filho estava vivo falou ao rei, pois seu coração estava cheio de compaixão por seu filho, e ela disse: "Ah, meu mestre, dá o menino vivo a ela, e de modo algum mates ele". Mas, a outra mulher disse: "Ele não será meu, nem teu. Divide ele." \v 27 O rei respondeu e disse: "Dá à primeira mulher o menino vivo; de modo algum mates ele. Ela é a mãe dele". \v 28 Quando todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia tomado, eles temeram o rei, porque viram que a sabedoria de Deus estava nele para dar julgamentos.

1
04/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 O rei Salomão, era rei sobre todo o Israel. \v 2 Estes eram seus líderes: Azarias, filho de Zadoque, era o sacerdote; \v 3 Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, eram secretários; Josafá, filho de Ailude, foi cronista; \v 4 Benaia filho de Joaiada, era chefe do exército; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes;

1
04/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Azarias, filho de Natã, era chefe dos governadores; Zabude, filho de Natã, era sacerdote e amigo do rei; \v 6 Aisar, era mordomo acima dos funcionários da casa; Adonirão, filho de Abda, era chefe dos homens sujeitos a trabalhos forçados.

1
04/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Salomão, tinha doze governadores sobre todo o Israel, que forneceram alimentos para o rei e todos na sua casa. Cada um tinha o dever de fazer provisão durante um mês no ano. \v 8 Estes são os seus nomes: Ben-Hur, nos montes de Efraim; \v 9 Ben-Dequer, em Macaz, Saalabim, Bete-Semes, e Elom-Bete-Hanã; \v 10 Ben-Hesede, em Arubote (a ele pertencia Socó e toda a terra de Hefer);

1
04/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Ben-Abinadabe, em todo distrito de Dor (este era casado com Tafate, filha de Salomão); \v 12 Baaná, filho de Ailude, em Taanaque e Megido, e em toda a Bete-Seã, que está junto a Zaretã, abaixo de Jezreel, desde Bete-Seã até Abel-Meolá, para além de Jocmeão; \v 13 Ben-Geber, em Ramote-Gileade (a ele pertenciam os povoados de Jair, filho de Manassés, que estão em Gileade, e a região de Argobe pertencia a ele, que está em Basã, sessenta grandes cidades com muros e ferrolhos de bronze); \v 14 Ainadabe, filho de Ido, em Maanaim;

1
04/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Aimaaz, em Naftali (ele também se casou com Basemate, filha de Salomão); \v 16 Baaná, filho de Hasai, em Aser e em Alote; \v 17 Josafá, filho de Paruá, em Issacar;

1
04/18.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 18 Simei, filho de Elá, em Benjamin; \v 19 e Geber filho de Uri, na terra de Gileade, a terra de Siom, rei dos Amorreus, e de Ogue, rei de Basã; ele era o único governador naquela terra.

1
04/20.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 20 Judá e Israel eram tão numerosos quanto a areia do mar. Eles estavam comendo e bebendo e estavam felizes. \v 21 Salomão governava sobre todos os reinos, desde o Rio até a terra dos filisteus e até a fronteira do Egito. Estes pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida. \v 22 A provisão diária de Salomão, era de trinta coros de farinha fina e sessenta coros de farinha mais grossa, \v 23 dez bois cevados, vinte bois de pasto, e cem ovelhas, além de veados, gazelas, corços, e aves cevadas.

1
04/24.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 24 Pois ele tinha domínio sobre toda a região deste lado do rio, desde Tifsa até Gaza, sobre todos os reis do lado de cá do rio, e tinha paz por todos os lados ao redor dele. \v 25 Judá e Israel viveram em segurança, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.

1
04/26.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 26 Salomão tinha também quarenta mil estábulos para os cavalos dos seus carros de guerra, e doze mil cavaleiros. \v 27 Esses governadores forneciam alimentos para o rei Salomão e para todos aqueles que comiam à mesa do rei Salomão, cada um no seu mês. Eles não permitiam que nada faltasse. \v 28 Também traziam ao lugar certo cevada e a palha para os cavalos dos carros de guerra e cavalos de sela, cada um trazendo o que fora capaz.

1
04/29.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 29 Deus deu grande sabedoria e entendimento a Salomão, e amplitude de compreensão como a areia na praia. \v 30 A sabedoria de Salomão excedeu a sabedoria de todos os povos do leste e toda a sabedoria do Egito. \v 31 Ele era mais sábio que todos os homens -- mais que Etã o ezraíta, Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama atingiu todas as nações vizinhas.

1
04/32.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 32 Ele escreveu três mil provérbios, e compôs mil e cinco cânticos. \v 33 Ele descreveu as plantas, desde o cedro que se encontra no Líbano, até o hissopo que brota na parede. Ele também explicou sobre os animais, pássaros, répteis e peixes. \v 34 As pessoas vieram de todas as nações para ouvir a sabedoria de Salomão, as quais foram enviadas por todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

1
05/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Hirão, rei de Tiro, enviou seus servos até Salomão, porque havia escutado que o haviam ungido rei no lugar de seu pai, porque Hirão sempre amou a Davi. \v 2 Salomão mandou uma mensagem a Hirão, dizendo: \v 3 "Tu sabes que Davi meu pai não pôde construir uma casa para o nome de Yahweh, seu Deus, por causa das guerras que o cercavam, até que durante sua vida Yahweh pôs seus inimigos debaixo de seus pés.

1
05/04.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 4 Mas agora Yahweh, meu Deus, tem me dado descanso por todo lado. Nem adversários ou desastres. \v 5 Então eu pretendo construir um templo para o nome de Yahweh meu Deus, como Yahweh falou para Davi meu pai, dizendo: 'Teu filho, que assentará no teu trono no teu lugar, construirá o templo ao meu nome'.

1
05/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Portanto ordene que cortem cedros do Líbano para mim. E meus servos se juntarão aos teus servos, e eu pagarei para os teus servos conforme tudo o que concordares. Porque tu sabes que não há nenhum entre nós que saiba cortar madeira como os sidônios".

1
05/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Quando Hirão ouviu estas palavras de Salomão, regozijou-se grandemente e disse: "Bendito seja hoje Yahweh, que deu a Davi um filho sensato sobre este tão grande povo". \v 8 Hirão enviou estas palavras a Salomão, dizendo: "Ouvi a mensagem que me enviastes. Farei tudo que desejares a respeito da madeira de cedro e de cipreste.

1
05/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Meus servos levarão as árvores do Líbano até o mar, e farei conduzí-las dentro de jangadas pelo mar até o lugar que me designares. Eu as deixarei lá, e tu as receberás. Tu realizarás meu desejo dando sustento para meu palácio.

1
05/10.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 10 Então Hirão deu a Salomão toda a madeira de cedro e cipestre que desejara. \v 11 Salomão deu a Hirão vinte mil medidas de trigo para sustento de sua casa e vinte medidas de puro óleo. Salomão deu isto para Hirão ano após ano. \v 12 Yahweh deu sabedoria a Salomão, como lhe prometera. Havia paz entre Hirão e Salomão, e os dois fizeram uma aliança.

1
05/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 O rei Salomão recrutou trabalhadores fora de Israel, e escravos contados em trinta mil homens. \v 14 Ele enviou ao Líbano dez mil por mês em turnos. Um mês eles estavam no Líbano e dois meses em casa. E Adonirão era sobre os escravos.

1
05/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Salomão teve setenta mil homens que cuidavam das fronteiras e oito mil que cortavam as pedras nas montanhas. \v 16 Além dos chefes-oficiais de Salomão que estavam encarregados da obra e supervisionavam os trabalhadores.

1
05/17.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 17 E o rei ordenou que eles extraíssem grandes pedras e pedras de alta qualidade com as quais fariam a fundação do templo. \v 18 Então os edificadores de Salomão e os de Hirão, os gebalitas que iam cortando e preparando as madeiras e as pedras para construir o templo.

1
06/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Então Salomão começou a construir o templo de Yahweh. Isto aconteceu quatrocentos e oitenta anos após o povo de Israel ter deixado a terra do Egito, no quadragéssimo ano do reinado de Salomão, no mês de Zive, que é o segundo mês. \v 2 O templo que o rei Salomão construiu para Yahweh era de sessenta côvados de comprimento, vinte côvados de largura e trinta côvados de altura.

1
06/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 O pórtico em frente do salão principal do templo era de vinte côvados de comprimento, igual a largura do templo, e dez côvados de profundidade em frente ao templo. \v 4 Para o templo ele fez janelas com molduras que faziam-nas mais estreitas na parte de fora do que na parte de dentro.

1
06/05.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 5 Em frente os muros da câmara principal ele construiu compartimentos, ao redor da sala externa e da sala interna. \v 6 A sala debaixo tinha cinco côvados de largura, a central tinha seis côvados, e a terceira era de sete côvados. Na parte de fora ele fez pilastras para reforço das paredes, para que as vigas não fossem inseridas nas paredes do templo.

1
06/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 O templo foi construído com pedras preparadas na pedreira; nenhum martelo, machado, ou nenhuma ferramenta de ferro foi ouvida enquanto ele estava sendo construído. \v 8 No lado sul do templo havia uma entrada na parte inferior, e outra nas escadas do meio, e desde o meio até o terceiro nível.

1
06/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Assim, Salomão construiu o templo e o terminou; ele cobriu a casa com vigas e tábuas de cedro. \v 10 Ele construiu a sala interior contra a camara externa do templo, cada lado com cinco côvados de altura; eles estavam ligados à casa com madeiras de cedro.

1
06/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 A palavra de Yahweh veio a Salomão, dizendo: \v 12 "No que concerne a este templo que estas construindo, se andares nos meus estatutos e praticares a justiça, guardares todos os meus mandamentos e andares neles, então eu confirmarei a promessa que fiz a Davi teu pai. \v 13 Habitarei no meio do povo de Israel e não irei os abandonarei".

1
06/14.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 14 Então Salomão construiu a casa e a terminou. \v 15 Ele construiu o interior dos muros com tábuas de cedro. Desde o piso até o teto, ele a cobriu por dentro com madeira, e o piso cobriu com tábuas de cipreste.

1
06/16.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 16 Ele construiu a parte de trás da casa com tábuas de cedro desde o piso até o teto. Ele construiu essa sala para que estivesse na sala interna, o santíssimo lugar. \v 17 O salão principal, que é, o lugar santo, que estava de frente ao lugar santíssimo, era de quarenta côvados de comprimento. \v 18 Havia cedro dentro da casa, esculpida em forma de cabaça e flores abertas. Por dentro tudo era de cedro. Nenhum trabalho de pedra era visto no seu interior.

1
06/19.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 19 Salomão preparou a sala interior do templo para que ali colocasse a arca da aliança de Yahweh. \v 20 A sala interior era de vinte côvados de largura, e vinte côvados de altura; Salomão revestiu os muros com ouro puro e cobriu o altar com madeira de cedro.

1
06/21.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 21 Salomão revestiu o interior do templo com ouro puro. E colocou correntes de ouro na frente da sala interior, e revestiu-a com ouro. \v 22 Ele revestiu todo interior com ouro até que todo templo foi terminado. Ele também revestiu todo altar com ouro que pertencia a sala interior.

1
06/23.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 23 Salomão fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um deles com dez côvados de altura, para a sala interior. \v 24 Uma das asas do primeiro querubim era de cinco côvados de comprimento. Desde a ponta de uma asa até a ponta de outra havia uma distância de dez côvados. \v 25 O outro querubim também tinha asas de dez côvados. Os dois querubins tinham as mesmas dimensões e formas. \v 26 A altura do querubim era de dez côvados, e o outro tinha a mesma altura.

1
06/27.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 27 Salomão colocou o querubim no intimo da sala interior. As asas dos querubins eram longas, de forma que as asas de um tocavam em uma parede, e a asa de outro querubim tocava a outra parede. Suas asas tocavam uma na outra no meio do lugar santíssimo. \v 28 Salomão revestiu os querubins com ouro.

1
06/29.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 29 Ele entalhou todas as paredes do templo com querubins, palmeiras, flores abertas, na sala interior e exterior. \v 30 Salomão revestiu o piso da casa com ouro, em ambas as salas, interior e exterior.

1
06/31.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 31 Salomão fez portas de madeira de oliveira para entrar na sala interior. As vigas e batentes tinham forma de pentágono. \v 32 Então ele fez duas portas de madeira de oliveira, e fez nelas esculturas de querubins, palmeiras, e flores abertas. Ele revestiu-as com ouro, e espalhou o ouro nos querubins e nas palmeiras.

1
06/33.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 33 Salomão também fez para entrada do templo batentes de palmeira de forma quadrada. \v 34 E duas portas de madeira de cipreste. As duas folhas de uma das portas moviam-se por dobradiça, como também as duas folhas da outra porta. \v 35 Ele esculpiu nos querubins, nas palmeiras e nas folhas abertas, e uniformemente os revestiu com ouro nas esculturas.

1
06/36.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 36 Ele construiu o pátio interior com três fileiras de pedra cortada e fileiras de vigas de cedro.

1
06/37.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 37 A fundação da casa de Yahweh foi lançada no quadragésimo ano, no mês de zivé. \v 38 No décimo primeiro ano, no mês de bul, que é o oitavo mês, a casa foi concluída em todas as suas partes de acordo com todas as suas especificações. Salomão levou sete anos para construir o templo.

1
07/01.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 1 Salomão levou treze anos para construir o seu palácio. \v 2 Ele construiu o palácio do bosque do Líbano. Ele tinha cem côvados de comprimento, cinquenta de largura e trinta de altura. O palácio foi construído sobre quatro pilares de cedro com vigas de cedros sobre os pilares.

1
07/03.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 3 O teto era feito de cedro; com mais de quarenta e cinco colunas que estavam nos pilares, quinze por fileira. \v 4 Haviam vigas em três fileiras e cada janela de frente uma para outra. \v 5 Todas as portas e esquadrias eram quadradas e as janelas estavam uma de frente para a outra, em três fileiras

1
07/06.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 6 Havia um pátio de cinquenta côvados de comprimento, com um pórtico na frente e pilares e um teto.

1
07/07.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 7 Salomão construiu a sala do trono onde julgava, a sala da justiça. Era coberta com cedro do teto ao chão.

1
07/08.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 8 O palácio no qual Salomão morava, em outro pátio, era semelhante a este. Ele também construiu um palácio como este para a filha do faraó, que ele havia tomado como esposa.

1
07/09.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 9 Essas construções eram adornadas com caras pedras de cantaria, precisamente medidas e cortadas com uma serra e alisadas em todos os lados. Essas pedras foram usadas desde o alicerce até o teto e também do lado de fora do pátio. \v 10 Os alicerces foram construídos com pedras grandes e caras que pesavam oito e dez côvados.

1
07/11.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 11 Por cima haviam caras pedras de cantaria precisamente cortadas sob medida e madeira de cedro. \v 12 O grande pátio que cercava o palácio tinha três camadas de pedras cortadas e uma camada de vigas de cedro como no pátio interior do templo de Yahweh e no pórtico.do templo.

1
07/13.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 13 O rei Salomão mandou trazer Hirão, de Tiro. \v 14 Hirão era o filho de uma viúva na tribo de Naftali; seu pai era um homem de Tiro, que entalhava em bronze. Hirão tornou-se cheio de sabedoria, entendimento e habilidade para fazer um bom trabalho com bronze. Ele veio ao rei Salomão para trabalhar com bronze para o rei.

1
07/15.txt Normal file
View File

@ -0,0 +1 @@
\v 15 Hirão fez os dois pilares de bronze, cada um com dezoito côvados de altura e doze côvados de circunferência. \v 16 Ele fez dois capitéis de bronze fundido para colocar no alto dos pilares. A altura de cada capitel era de cinco côvados. \v 17 Haviam redes de malha e correntes entrelaçadas para os capitéis que decoravam o alto dos pilares, sete para cada capitel.

Some files were not shown because too many files have changed in this diff Show More