pt-br_ulb/28-HOS.usfm

435 lines
29 KiB
Plaintext

\id HOS
\ide UTF-8
\h Oseias
\toc1 Oseias
\toc2 Oseias
\toc3 hos
\mt Oseias
\s5
\c 1
\p
\v 1 Esta é a palavra de Yahweh, que veio a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
\v 2 Quando, primeiramente, falou Yahweh por intermédio de Oseias, dizendo: "Vai, toma para ti uma prostituta. Ela terá filhos resultantes de sua prostituição, pois a terra comete grande prostituição por abandonar Yahweh."
\s5
\v 3 Assim, Oseias foi e casou-se com Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.
\v 4 Yahweh disse a Oseias: "Dá-lhe o nome de Jezreel. Pois em breve punirei a casa de Jeú pelo derramamento do sangue de Jezreel, e porei fim ao reino da casa de Israel.
\v 5 Acontecerá no dia em que quebrarei o arco de Israel no Vale de Jezreel."
\s5
\v 6 Gômer concebeu novamente e deu à luz uma filha. Então, Yahweh disse a Oseias: "Dá-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais terei misericórdia da casa de Israel, que Eu jamais deveria perdoar.
\v 7 Contudo, terei misericórdia da casa de Judá, e os salvarei por Mim mesmo, Eu Yaweh, Seu Deus. Eu não os salvarei por arco, espada, guerra, cavalos ou, muito menos, por cavaleiros."
\s5
\v 8 Então, depois de Lo-Ruama ter desmamado, Gômer concebeu e deu à luz outro filho.
\v 9 Então, Yawheh disse: "Dá-lhe o nome de Lo-Ami, pois vós não sois Meu povo, nem Eu, o vosso Deus.
\s5
\v 10 Contudo, o número do povo de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medida, nem contada. Embora tenha sido dito a eles: 'Vós não sois meu povo', se lhes dirá: 'Sois povo do Deus vivo'.
\v 11 O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos. Designarão para si um líder, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel.
\s5
\c 2
\p
\v 1 Dizei a vossos irmãos: 'Meu povo!', e a vossas irmãs: 'A vós foi mostrada compaixão'.
\s5
\v 2 Trazei uma acusação contra vossa mãe; trazei uma acusação porque ela não é minha mulher, e nem eu sou seu marido. Que ela afaste de si a sua prostituição e seus atos de adultério de entre os seus seios.
\v 3 Senão, irei despi-la e mostrarei a sua nudez como no dia em que ela nasceu. Irei fazê-la como o deserto, como a terra seca, e irei matá-la de sede.
\s5
\v 4 Eu não terei nenhuma misericórdia dos seus filhos, porque são filhos da prostituição.
\v 5 Porque sua mãe foi uma prostituta, e ela, que os concebeu, agiu vergonhosamente. Ela disse: 'Irei atrás dos meus amantes, pois eles me dão meu pão e água, minha lã e linho, meu óleo e bebida'.
\s5
\v 6 Portanto, construirei uma cerca para bloquear seu caminho com espinhos. Erguerei uma parede contra ela para que não possa encontrar o seu caminho.
\v 7 Ela vai procurar seus amantes, mas não os alcançará. Ela os buscará, mas não os achará. Então ela dirá: 'Voltarei ao meu primeiro marido, pois antes era melhor para mim do que agora'.
\s5
\v 8 Porque ela não reconheceu que fui Eu quem lhe deu o grão, o vinho novo e o azeite, e que multipliquei sua prata e ouro, que eles usaram para Baal.
\v 9 Assim, tirarei o grão dela na época da colheita, e o Meu vinho novo em sua estação. Levarei de volta a Minha lã e o Meu linho que foram usados para cobrir a sua nudez.
\s5
\v 10 Então, a desnudarei diante de seus amantes, e ninguém a resgatará da minha mão.
\v 11 Também farei com que cessem todas as suas celebrações: suas festas, suas celebrações de lua nova, seus sábados, e todas as suas festividades.
\s5
\v 12 Eu destruirei suas videiras e suas figueiras, das quais ela disse: 'Estas são as pagas que os meus amantes me deram'. Farei delas uma floresta, e os animais do campo as devorarão.
\v 13 Eu a punirei pelos dias de festa dos baalins, quando ela queimava incenso para eles, quando adornava-se com seus anéis e joias, e ia atrás de seus amantes e esquecia-se de Mim — essa é a declaração de Yahweh.
\s5
\v 14 Então, irei ganhá-la de volta. Irei trazê-la para o deserto e falarei ternamente com ela.
\v 15 Eu lhe devolverei as suas vinhas e o vale de Acor como uma porta de esperança. Ela Me responderá ali como nos dias de sua mocidade, como nos dias em que saiu da terra do Egito.
\s5
\v 16 'Naquele dia' — esta é a declaração de Yahweh — 'Tu Me chamarás: meu marido, e tu não mais Me chamarás: meu Baal'.
\v 17 Pois Eu removerei os nomes dos baalins de seus lábios; os nomes deles não serão mais lembrados.
\s5
\v 18 Naquele dia, em favor deles, farei uma aliança com as feras dos campos, com os pássaros do céu, com os répteis da terra. Tirarei da terra o arco, a espada, e a guerra, e os farei deitar-se em segurança.
\s5
\v 19 'Prometo ser teu marido para sempre. Prometo ser teu marido em retidão, justiça, aliança fiel e misericórdia.
\v 20 Irei comprometer-Me em fidelidade, e tu conherás Yahweh'.
\s5
\v 21 Naquele dia — esta é a declaração de Yahweh — responderei aos céus, e eles responderão à terra.
\v 22 A terra responderá ao grão, ao vinho novo e ao óleo, e eles responderão a Jezreel.
\s5
\v 23 Irei plantá-la na terra para Mim mesmo, e terei misericórdia de Lo-Ruama. Irei dizer para Lo-Ami: 'Tu és Ammi Attah', e eles Me dirão: 'Tu és o nosso Deus'".
\s5
\c 3
\p
\v 1 Yahweh me disse: "Vai, de novo, ama uma mulher, amada pelo seu marido, porém, adúltera. Ama-a da mesma forma que Eu, Yahweh, amo o povo de Israel, embora se voltem a outros deuses e amem bolos de passas".
\v 2 Então, comprei-a para mim mesmo por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada.
\v 3 Eu lhe disse: "Deves viver comigo por muitos dias. Não serás prostituta, nem serás de nenhum outro homem. Do mesmo jeito, serei também para ti".
\s5
\v 4 Pois o povo de Israel viverá por muitos dias sem um rei, príncipe, sacrifício, coluna de pedra, sem estola sacerdotal, ou ídolos do lar.
\v 5 Depois disso, o povo de Israel retornará e buscará a Yahweh, seu Deus, e a Davi, seu rei; e, nos últimos dias, virão em tremor diante de Yahweh e da Sua bondade.
\s5
\c 4
\p
\v 1 Ouvi a palavra de Yahweh, vós povo de Israel. Yahweh tem uma acusação contra os habitantes da terra, porque não há verdade nem fidelidade à aliança, não há conhecimento de Deus na terra.
\v 2 Há maldição, mentira, matança, roubo e adultério. Eles transgrediram além dos limites, e multiplicou-se o derramamento de sangue.
\s5
\v 3 Por isso, a terra lamenta, e todos os que nela moram desfalecem; as bestas nos campos e as aves no céu, até mesmo os peixes do mar serão tirados.
\s5
\v 4 Todavia, ninguém contenda; não deixeis que ninguém acuse ao outro. Porque sois vós, os sacerdotes, a quem estou acusando.
\v 5 Vós, sacerdotes, tropeçareis de dia; igualmente, os profetas tropeçarão à noite, e Eu destruirei a vossa mãe.
\s5
\v 6 O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento. Porque vós, sacerdotes, rejeitastes o conhecimento, também Eu vos rejeitarei como Meus sacerdotes. Porque esquecestes a Minha Lei, embora Eu seja o vosso Deus, também Me esquecerei dos vossos filhos.
\v 7 Quanto mais multiplicavam os sacerdotes, mais eles pecavam contra Mim. Trocaram a sua honra por vergonha.
\s5
\v 8 Eles se alimentam dos pecados do Meu povo; eles são gananciosos por mais de sua maldade.
\v 9 Também assim será para o povo: Eu punirei todos eles pelas suas práticas; Eu os retribuirei por suas ações.
\s5
\v 10 Comerão, mas não se fartarão; cometerão prostituição, mas não se multiplicarão, porque se distanciaram de Yahweh.
\s5
\v 11 Amam a imoralidade sexual, o vinho, o vinho novo, e o que lhes tirou o entendimento.
\v 12 O Meu povo consulta os seus ídolos de madeira, e as suas bengalas dão-lhes profecias. Porque uma mente de promiscuidade os desviou, e agiram como prostitutas, ao invés de serem fiéis ao seu Deus.
\s5
\v 13 Eles sacrificam no alto dos montes e queimam incenso nas colinas, debaixo dos carvalhos, álamos e terebintos, porque sua sombra é boa. Por isso, as suas filhas cometem imoralidade sexual, e suas noras cometem adultério.
\v 14 Não punirei as vossas filhas quando escolherem cometer imoralidade sexual, nem as vossas noras quando cometerem adultério. Pois também os homens se dão às prostitutas, e oferecem sacrifícios para que eles possam cometer atos imorais com as prostitutas sagradas. Por isso, este povo sem entendimento será arruinado.
\s5
\v 15 Embora tu, Israel, tenhas cometido adultério, que Judá não se torne culpado. Não venhais a Gilgal, vós povo, não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: "Vive Yahweh".
\v 16 Pois Israel se comportou teimosamente, como uma vitela rebelde. Como pode Yahweh levá-los para um pasto, como o de cordeiros numa campina espaçosa?
\s5
\v 17 Efraim juntou-se aos ídolos; deixai-o só.
\v 18 Mesmo quando a sua bebida forte acaba, eles continuam a cometer adultério; Os seus líderes amam, apaixonadamente, a sua vergonha.
\v 19 O vento os envolveu nas suas asas, e serão envergonhados por causa dos seus sacrifícios.
\s5
\c 5
\p
\v 1 "Ouvi, sacerdotes! Prestai atenção, casa de Israel! Ouvi, casa do rei! O julgamento vem contra todos vós. Vós fostes uma armadilha em Mispá e uma rede estendida sobre o Tabor.
\v 2 Os rebeldes mergulharam na matança, mas Eu castigarei todos eles.
\s5
\v 3 Conheço Efraim, e Israel não está escondido de mim. Efraim, agora tu te tornaste como uma prostituta; Israel está corrompido.
\v 4 Suas práticas não lhes permitem voltar para Deus, porque o espírito de prostituição está no meio deles, e não conhecem Yahweh.
\s5
\v 5 A soberba de Israel testifica contra ele. Assim, Israel e Efraim tropeçarão em sua culpa; e Judá também cairá com eles.
\v 6 Eles irão com os seus rebanhos e manadas para buscarem a Yahweh, mas não O acharão, porque Ele se afastou deles.
\v 7 Eles foram infiéis a Yahweh, porque geraram filhos ilegítimos. Agora, as festas da Lua Nova os consumirão com seus campos.
\s5
\v 8 Tocai a buzina em Gibeá, e a trombeta em Ramá. Levantai um grito de batalha em Bete Áven: 'Nós iremos segui-lo, Benjamim!'.
\v 9 Efraim se tornará uma desolação no dia do castigo. Entre as tribos de Israel, Eu declarei o que, certamente, se cumprirá.
\s5
\v 10 Os líderes de Judá são como aqueles que retiram as pedras de limites. Sobre eles Eu derramarei Minha ira como água.
\v 11 Efraim está esmagado, ele está esmagado em julgamento porque, voluntariamente, seguiu após ídolos.
\s5
\v 12 Portanto, Eu serei como uma traça para Efraim, e como podridão para a casa de Judá.
\v 13 Quando Efraim viu a sua doença e Judá viu a sua ferida, então, Efraim foi à Assíria, e Judá enviou mensageiros ao grande rei. Mas ele não foi capaz de curá-lo ou sarar a sua ferida.
\s5
\v 14 Assim, serei como leão a Efraim, e como leãozinho para a casa de Judá. Eu, Eu mesmo, os rasgarei e irei embora; vou levá-los para fora, e não haverá ninguém para resgatá-los.
\v 15 Eu irei e voltarei ao Meu lugar, até que reconheçam a sua culpa e busquem a Minha face, até que, sinceramente, Me busquem na sua angústia".
\s5
\c 6
\p
\v 1 Vinde! Voltemos para Yahweh. Porque Ele nos despedaçou, mas vai-nos sarar; Ele nos feriu, mas atará nossas feridas.
\v 2 Depois de dois dias, Ele nos reanimará; Ele nos levantará ao terceiro dia, e viveremos diante Dele.
\v 3 Conheçamos a Yahewh, prossigamos em conhecê-Lo. A Sua vinda é certa como o amanhecer; Ele virá até nós como as chuvas, como as chuvas da primavera que molham a terra".
\s5
\v 4 Efraim, que farei a ti? Que farei a ti, Judá? Tua fidelidade é como a nuvem da manhã, como o orvalho que cedo passa.
\v 5 Por isso, por meio dos profetas, Eu os parti em pedaços, Eu os matei com as palavras de Minha boca. Meus decretos são como a luz que brilha.
\s5
\v 6 Pois fidelidade desejo, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que ofertas queimadas.
\v 7 Como Adão, eles quebraram a aliança; eles foram infiéis Comigo.
\s5
\v 8 Gileade é uma cidade de malfeitores marcada com pegadas de sangue.
\v 9 Como bandos de ladrões à espreita de alguém, assim estão os sacerdotes. Cometem assassinato no caminho de Siquém; eles praticam crimes vergonhosos.
\s5
\v 10 Na casa de Israel vejo coisas horríveis; a prostituição de Efraim está lá, e Israel se contaminou.
\v 11 Também para ti, Judá, uma ceifa foi determinada, quando Eu restaurar o Meu povo do cativeiro.
\s5
\c 7
\p
\v 1 Sempre que quero curar Israel, o pecado de Efraim está exposto, assim como as maldades de Samaria, pois praticam o engano; um ladrão entra, e um bando de saqueadores ataca na rua.
\v 2 Não entendem nos seus corações que Me lembro de todas as suas maldades. Agora suas ações os envolvem; estão diante da Minha face.
\s5
\v 3 Com sua malignidade alegram o rei, e os oficiais com suas mentiras.
\v 4 Todos são adúlteros, como um forno aquecido pelo padeiro que cessa de agitar o fogo, desde o amassar da massa até estar levedada.
\v 5 No dia do nosso rei, os oficiais ficaram doentes com os efeitos do vinho. Ele estendeu a mão aos zombadores.
\s5
\v 6 Porque preparam o coração como um forno, enganam enquanto maquinam seus planos. Sua raiva arde lentamente toda a noite; pela manhã queima ardentemente como uma chama viva.
\v 7 Todos eles estão quentes como um forno, e devoram aqueles que reinam sobre eles. Todos seus reis têm caído; nenhum deles clama a Mim.
\s5
\v 8 Efraim se mistura com os povos; é um bolo achatado que não foi virado.
\v 9 Estrangeiros comeram-lhe a força, mas ele não o sabe. Cabelos grisalhos estão espalhados nele, mas ele não sabe.
\s5
\v 10 A arrogância de Israel testifica contra ele; todavia, eles não se voltam para Yahweh, seu Deus, nem O buscam, apesar disso.
\v 11 Efraim é como uma pomba ingênua e sem bom senso, que invoca o Egito e, em seguida, voa para a Assíria.
\s5
\v 12 Quando forem, atirarei Minha rede sobre eles, e os farei descer como as aves dos céus. Eu os punirei em seu bando.
\v 13 Ai deles! Porque se afastaram de Mim. Devastação lhes sobrevirá! Rebelaram-se contra Mim! Eu os teria resgatado, mas eles falaram mentira contra Mim.
\s5
\v 14 Não clamaram a Mim com todo o seu coração, mas lamentam em suas camas. Eles se ajuntam para o trigo e vinho novo, e se viram contra Mim. [Nota: Em vez de "Eles se ajuntam", que o texto hebraico traz, algumas cópias antigas e muitas versões modernas trazem "Eles se cortam", numa alusão ao costume pagão dos adoradores de ídolos se ferirem em uma adoração frenética]
\v 15 Embora Eu os instruí e fortaleci os seus braços, estão agora pensando o mal contra Mim.
\s5
\v 16 Eles se voltam, mas não para Mim, o Altíssimo. São como um arco defeituoso. Os seus oficiais cairão pela espada por causa da insolência de suas línguas. Isso se tornará escárnio na terra do Egito.
\s5
\c 8
\p
\v 1 "Põe uma trombeta na tua boca! Uma águia está vindo sobre a Casa de Yahweh; porque o povo quebrou Minha aliança e rebelou-se contra Minha Lei.
\v 2 Eles clamam a Mim: 'Ó Deus, nós em Israel Te conhecemos'.
\v 3 Mas Israel rejeitou o que é bom, e o inimigo irá persegui-lo.
\s5
\v 4 Eles estabeleceram reis, mas não por Mim. Eles constituíram príncipes, mas sem o Meu conhecimento. Com sua prata e ouro fizeram ídolos para si, mas foi somente para serem destruídos.
\v 5 O seu bezerro foi rejeitado, Samaria. A Minha ira está acendendo contra este povo. Por quanto tempo eles serão culpados?
\s5
\v 6 Pois esse ídolo vem de Israel; o artífice fez — isto não é Deus! O bezerro de Samaria será destruído em pedaços.
\v 7 Pois as pessoas semearam vento e colheram tormenta. O talo existente não florescerá; ele não produzirá farinha. Se ele amadurecer, os estrangeiros o devorarão.
\s5
\v 8 Israel foi devorado; agora ele está entre as nações como coisa inútil.
\v 9 Pois eles subiram para a Assíria como um solitário jumento selvagem. Efraim contratou para si os seus amantes.
\v 10 Mesmo que eles tenham contratado seus amantes entre as nações, Eu os reunirei para estarem juntos. Eles começarão a desaparecer por causa da opressão do rei dos príncipes.
\s5
\v 11 Pois Efraim tem multiplicado altares para fazer ofertas pelo pecado; mas, ao invés disso, eles se tornaram altares para cometer pecados.
\v 12 Eu poderia escrever a Minha Lei para eles dez mil vezes, mas eles iriam vê-la como algo estranho para eles.
\s5
\v 13 Quanto aos sacrifícios das Minhas ofertas, eles sacrificam carne e a comem, mas Eu, Yahweh, não os aceitarei. Agora, lembrarei da sua iniquidade e punirei seus pecados. Eles voltarão para o Egito.
\v 14 Israel se esqueceu de Mim, o seu Criador, e construíram palácios. Judá fortificou muitas cidades, mas enviarei fogo nas suas cidades, este destruirá suas fortalezas.
\s5
\c 9
\p
\v 1 Não te alegres, Israel, não exultes como os outros povos. Pois tu tens sido infiel, renunciando ao Teu Deus. Amas pagar a prostituta em todas as eiras de trigo.
\v 2 Mas a eira e o lagar não os alimentarão, e o vinho novo lhes faltará.
\s5
\v 3 Eles não continuarão vivendo na terra de Yahweh; em vez disso, Efraim voltará para o Egito e, um dia, comerão comida impura na Assiria.
\v 4 Não derramarão ofertas de vinho a Yahweh, também não Lhe agradarão com ofertas. Os seus sacrifícios serão para eles como alimento de luto: todo aquele que comer será profanado. Pois seu alimento será somente para eles; não entrará na casa de Yahweh.
\s5
\v 5 O que fareis no dia da solenidade, no dia da festa para Yahweh?
\v 6 Vede! Se eles escaparem da destruição, o Egito os ceifará, e Mênfis os sepultará. Quanto aos seus tesouros de prata, as urtigas os possuirão e os espinhos encherão as suas tendas.
\s5
\v 7 Os dias do castigo estão vindo; os dias da retribuição estão chegando. Que todo o Israel saiba destas coisas. O profeta é um tolo, e o homem inspirado é louco, por causa da sua grande iniquidade e hostilidade.
\s5
\v 8 O profeta é o sentinela do meu Deus sobre Efraim. Mas a armadilha de aves está em todos os seus caminhos, e a hostilidade na casa do seu Deus.
\v 9 Eles têm-se corrompido profundamente, como nos dias de Gibeá. Yahweh lembrará das suas iniquidades, e punirá os seus pecados.
\s5
\v 10 Yahweh diz: "Quando encontrei Israel, foi como apanhar uvas no deserto. Como o primeiro fruto da figueira, tomei os seus pais. Mas eles foram para Baal-Peor, e consagraram-se a esse ídolo vergonhoso. Tornaram-se tão detestáveis quanto o ídolo que amaram.
\s5
\v 11 Quanto a Efraim, a sua glória voará como um pássaro. Não haverá nascimento, nem gravidez, nem concepção.
\v 12 Embora venham a criar filhos, Eu os tirarei para que não fique nenhum deles. Ai deles quando Eu me afastar!
\s5
\v 13 Vejo Efraim, como Tiro, plantado no campo, mas Efraim trará seus filhos a alguém que os matará."
\v 14 Dá-lhes, Yahweh — o que o Senhor lhes dará? Dá-lhes útero que aborte e seios sem leite.
\s5
\v 15 Por causa de toda a sua maldade em Gilgal, desde aquele momento, passei a odiá-los. Por causa das suas práticas pecaminosas, Eu os tirarei da Minha casa. Não os amarei mais; todos os seus oficiais são rebeldes.
\s5
\v 16 Efraim está doente, e as suas raizes secaram; eles não dão fruto. Ainda que tenham filhos, Eu matarei seus amados filhos".
\v 17 O meu Deus os rejeitará porque não Lhe obedeceram. Eles andarão errantes entre as nações.
\s5
\c 10
\p
\v 1 Israel é uma videira fértil que dá os seus frutos. Como seus frutos aumentaram, mais altares multiplicaram-se. Quanto mais produziu sua terra, mais melhoraram os seus pilares.
\v 2 O coração deles é enganador; agora devem carregar as suas culpas. Yahweh irá destruir seus altares; Ele irá destruir seus pilares.
\s5
\v 3 Pois eles dirão: "Nós não temos rei, porque não tememos a Yahweh. E um rei — o que ele poderia fazer por nós?"
\v 4 Eles falam palavras vazias e fazem alianças, jurando falsamente. Então, a justiça brotou como uma erva daninha nos sulcos de um campo.
\s5
\v 5 Os habitantes de Samaria ficarão atemorizados por causa dos bezerros de Bete-Áven. O seu povo lamentará por causa deles, como aqueles sacerdotes idólatras que se regozijavam neles e no esplendor deles; porém eles já não existem mais.
\v 6 Serão levados para Assíria como um presente para o grande rei. Efraim será humilhado, e Israel sentirá vergonha do seu ídolo.
\s5
\v 7 O rei de Samaria será destruído como um pedaço de madeira lançado sobre a água.
\v 8 Os lugares altos de iniquidade serão destruídos. Este é o pecado de Israel! Espinhos e abrolhos crescerão sobre seus altares. As pessoas dirão às montanhas: "Cobri-nos!", e às colinas: "Caí sobre nós!".
\s5
\v 9 "Israel, tu tens pecado desde os dias de Gibeá; ali permaneceste. A guerra não alcançará os filhos da iniquidade em Gibeá?
\s5
\v 10 Quando Eu desejar, irei discipliná-los. As nações vão se reunir contra eles e vão prendê-los por sua dupla iniquidade.
\v 11 Efraim é uma bezerra domada que gosta de debulhar o grão, por isso colocarei o jugo em seu pescoço. Porei o jugo sobre Efraím; Judá lavrará; Jacó puxará a corda sozinho.
\s5
\v 12 Semeai para vós justiça, e colhei o fruto da misericórdia. Lavrai o solo não lavrado, porque já é tempo de buscar a Yahweh, até que Ele venha e faça chover justiça sobre vós.
\v 13 Lavraste a maldade, colherás a iniquidade. Comeste o fruto da mentira, porque confiaste nos teus planos e nos teus muitos soldados.
\s5
\v 14 Portanto, um tumulto de guerra se levantará no meio do teu povo, e todas as suas fortalezas serão destruídas. Será como Salmã, que destruiu Bete-Arbel no dia da batalha, quando as mães foram despedaçadas com seus filhos.
\v 15 Assim acontecerá contigo, Betel, por causa da tua iniquidade. Ao romper do dia, o rei de Israel será completamente destruído".
\s5
\c 11
\p
\v 1 “Quando Israel era jovem Eu o amei, e chamei Meu filho para fora do Egito.
\v 2 Quanto mais eram chamados, mais se afastavam de Mim. Eles sacrificavam aos baalins e queimavam incenso aos ídolos.
\s5
\v 3 Todavia, fui Eu quem ensinei Efraim a andar; fui Eu quem os levantou pelos braços, mas eles não perceberam que Eu cuidava deles.
\v 4 Eu lhes orientei com laços de amor, com laços de ternura. Eu era para eles como alguém que tirou o jugo de sobre suas cabeças, inclinei-Me e lhes dei alimento.
\s5
\v 5 Eles não voltarão para a terra do Egito? Será que a Assíria não julgará sobre eles porque eles se recusam a voltar para mim?
\v 6 A espada cairá sobre suas cidades e destruirá as trancas das suas portas; serão destruídas por causa do seus próprios planos.
\v 7 Meu povo está determinado a se virar contra mim. Embora eles me chamem de Altissimo, ninguém os ajudará.
\s5
\v 8 Como desistirei de ti, Efraim? Como te entregarei, Israel? Como te farei como Admá? Ou como Zeboim? Meu coração se comove dentro de Mim; toda Minha compaixão está agitada.
\v 9 Eu não vou executar Minha ira; não vou destruir Efraim. Pois Eu Sou Deus e não homem; Eu Sou O Santo entre vós, e não virei com Minha ira.
\s5
\v 10 Eles seguirão Yahweh; e Ele rugirá como o leão. Quando Ele rugir, seus filhos virão tremendo do oeste.
\v 11 Eles virão tremendo como um pássaro do Egito, como uma pomba da terra da Assíria. Eu os farei viver nas suas casas — esta é a declaração de Yahweh.
\s5
\v 12 Efraim Me rodeia com falsidade, e a casa de Israel, com engano. Mas Judá ainda anda Comigo, ainda é fiel a Mim, O Único Santo".
\s5
\c 12
\p
\v 1 Efraim alimenta-se de vento e segue após o vento oriental. Multiplica, continuamente, mentiras e violência. Faz aliança com a Assíria e leva azeite para o Egito.
\v 2 Yahweh também tem uma demanda contra Judá e castigará Jacó por aquilo que tem feito e vai retribuí-lo por suas obras.
\s5
\v 3 Ainda no útero, Jacó agarrou seu irmão pelo calcanhar e, na sua humanidade, brigou com Deus.
\v 4 Ele brigou com o anjo e venceu. Chorou e implorou por Seu favor. Ele encontrou Deus em Betel; ali, Deus falou com ele.
\s5
\v 5 Este é Yahweh, o Deus dos Exércitos; "Yahweh" é o nome pelo qual deve ser chamado.
\v 6 Então, volta para o teu Deus. Guarda o amor leal e a justiça e espere continuamente por teu Deus.
\s5
\v 7 Os mercadores têm balanças falsas em suas mãos; eles amam defraudar.
\v 8 Efraim disse, "Tornei-me muito rico por mim mesmo. Em todo o meu trabalho eles não encontrarão qualquer iniquidade em mim, qualquer coisa que possa ser pecado."
\s5
\v 9 "Eu sou Yahweh, teu Deus, da terra do Egito. Eu farei, novamente, com que vivam em tendas, como nos dias dos festivais estabelecidos.
\v 10 Eu falei aos profetas e dei-lhes muitas visões para vós. Pelas mãos dos profetas eu dei parábolas."
\s5
\v 11 Se houver maldade em Gileade, certamente o povo será indigno. Em Gilgal, eles sacrificam touros; seus altares serão como um amontoado de pedras nos sulcos dos campos.
\v 12 Jacó fugiu para a terra de Aram; Israel trabalhou para conseguir uma esposa; guardou rebanhos de ovelhas para consegui-la.
\s5
\v 13 Yahweh trouxe Israel do Egito por meio de um profeta e, por um profeta, cuidou deles.
\v 14 Efraim, rudemente, provocou a ira de Yahweh. Por isso, o Senhor deixará o sangue derramado sobre Efraim, e trará desgraça sobre ele.
\s5
\c 13
\p
\v 1 "Quando Efraim falou, houve tremor. Ele exaltou a si mesmo em Israel, mas se tornou culpado por causa da adoração a Baal, e morreu.
\v 2 Agora, pecam mais e mais. Fazem imagens de ferro fundido com sua prata, ídolos tão cuidadosamente trabalhados, todos eles são obras de artesão. As pessoas falam deles: Estes homens que sacrificam, e beijam bezerros.
\s5
\v 3 Pois eles serão como a nuvem da manhã, como o orvalho que desaparece cedo, como a palha que se espalha na eira, e como a fumaça que sai da chaminé.
\s5
\v 4 Mas, Eu Sou Yahweh vosso Deus desde a terra do Egito. Tu deves reconhecer que não há Deus além de Mim, não há nenhum outro salvador. Tu deves reconhecer que além de Mim, não há outro Salvador.
\v 5 Eu te conheci no deserto, numa terra de grande secura.
\v 6 Quando tu tinhas pasto, ficaste cheio; e quando estavas na tua abundância, teu coração se exaltou. Por esta razão me esqueceste.
\s5
\v 7 Eu virei como um leão sobre eles; como leopardo vigiarei ao longo do caminho.
\v 8 Eu os atacarei como a ursa que é roubada de seus filhotes. Rasgarei o peito deles, e os devorarei como um leão, e como um animal selvagem devorarei em pedaços.
\s5
\v 9 Eu te destruirei, Israel; quem será capaz de te ajudar?
\v 10 Onde está agora o teu rei, para que ele te salve em todas as suas cidades? Onde estão os seus juízes, a quem tu Me disseste, 'Dá-me um rei e príncipes?'
\v 11 Eu lhes dei um rei na Minha raiva, e eu o tirei na Minha ira.
\s5
\v 12 A iniquidade de Efraim está registrada; o seu pecado também guardado.
\v 13 Dores de parto virão sobre ele, mas ele é um filho insensato, pois quando é o tempo de nascer ele não sai do ventre.
\s5
\v 14 Eu os resgatarei da mão do Sheol? Eu vou resgatá-los da morte? Onde estão ó morte as tuas pragas? Onde está Sheol a tua destruição? A compaixão está escondida dos meus olhos".
\s5
\v 15 Embora, Efraim seja próspero no meio dos seus irmãos, um vento virá do oeste; o vento de Yahweh soprará no deserto. A fonte de Efraim secará, e o seu poço não terá água. Os seus inimigos roubarão todos os vossos objetos preciosos nos vossos armazéns.
\s5
\v 16 Samaria será culpada, porque se rebelou contra o seu Deus. Eles cairão pela espada; suas crianças serão despedaçadas, e as grávidas terão seus ventres abertos pelo meio.
\s5
\c 14
\p
\v 1 Israel, volte a Yahweh seu Deus, pois tens caído, por causa da sua iniquidade.
\v 2 Toma contigo as palavras e converta-te a Yahweh. Dizes a Ele: "Tirai para fora toda nossa iniquidade, e aceita o que é bom, então vamos oferecer-Te os frutos dos nossos lábios.
\s5
\v 3 A Assíria, não nos salvará; não iremos cavalgar em cavalos para a guerra. Nem mesmo diremos mais para a obra das nossas mãos: "Vós sois nossos deuses", porque só em Ti o orfão encontra misericórdia.
\s5
\v 4 "Eu os curarei da sua infidelidade; Vos amarei livremente, porque a minha ira se afastou deles.
\v 5 Eu serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio, e lançarei as suas raízes como um cedro do Líbano.
\v 6 Os seus ramos se espalharão; sua formosura será como a das oliveiras, e sua fragância será como os cedros do Líbano.
\s5
\v 7 Os que viviam à sua sombra voltarão; eles serão vivificados como as sementes e florescerão como a videira. A sua fama será como a vide do Líbano.
\v 8 Efraim, o que tenho Eu com os ídolos? Eu te responderei e cuidarei de ti. Eu Sou como o cipreste cujas folhas estão sempre verdes; o teu fruto procede de Mim"
\s5
\v 9 Quem é sábio para que entenda estas coisas? Quem compreende estas coisas, para que as possa conhecê-las? Porque os caminhos de Yahweh são retos e os justos andarão neles, mas os rebeldes neles tropeçarão.