pt-br_ulb/31-OBA.usfm

51 lines
3.5 KiB
Plaintext

\id OBA
\ide UTF-8
\h Obadias
\toc1 Obadias
\toc2 Obadias
\toc3 oba
\mt Obadias
\s5
\c 1
\p
\v 1 Visão de Obadias. Assim diz o Senhor Yahweh a respeito de Edom: "Temos ouvido um relatório de Yahweh, e um embaixador foi enviado entre as nações, dizendo: 'Levantai-vos! Levantemo-nos contra ele para a batalha!'
\v 2 Eis que te farei pequeno entre as nações. Serás grandemente desprezado.
\s5
\v 3 O orgulho do teu coração tem te enganado, tu que habitas nas fendas das rochas, em tua alta morada; que dizes em teu coração, 'Quem pode me derrubar na terra?'
\v 4 Ainda que faças tua torre alta como a da águia, e ainda que faças o teu ninho entre as estrelas, Eu te derrubarei de lá", diz Yahweh.
\s5
\v 5 "Se ladrões vierem a ti ou assaltantes pela noite (como estás destruído!), não roubariam só o necessário? Se colhedores de uvas vierem a ti, eles não deixariam cachos?
\v 6 Esaú foi revolvido, e seus tesouros escondidos, saqueados!
\s5
\v 7 Todos os homens da tua aliança te levaram para fora do teu território. Os homens que estão em paz contigo te enganaram, e prevaleceram contra ti. Os que comem o teu pão têm colocado uma armadilha debaixo de ti. Não há entendimento neles".
\v 8 Disse Yahweh: "Naquele dia, destruirei os sábios de Edom, e tirarei a compreensão do monte de Esaú?
\v 9 Teus homens poderosos serão destruídos, Temã; então todo homem será exterminado do monte de Esaú.
\s5
\v 10 Por causa da violência feita contra teu irmão Jacó, serás coberto de vergonha e serás exterminado para sempre.
\v 11 No dia em que estavas distante, no dia que estranhos levaram tua riqueza, e estrangeiros entraram por tuas portas, e lançaram sortes sobre Jerusalém, eras como um deles.
\s5
\v 12 Mas não deverias olhar com prazer o dia do teu irmão, o dia de sua desgraça e nem se alegrar sobre o povo de Judá no dia de sua destruição. Não sejas insolente no dia do seu sofrimento.
\v 13 Não entres pela porta do Meu povo no dia da calamidade; não olhes para sua aflição no dia do seu desastre, não lances mão dos seus bens no dia de sua ruína.
\v 14 Não fiques nas encruzilhadas para matar seus fugitivos. Não ponhas tua mão sobre os seus sobreviventes no dia da angústia.
\s5
\v 15 O dia do Senhor Yahweh breve virá sobre todas as nações. Como tens feito, te será feito; as tuas ações se voltarão contra tua própria cabeça.
\v 16 Assim como bebestes no Meu Santo Monte, também todas as nações beberão continuamente. Elas beberão, e engolirão, e serão como se nunca tivessem existido.
\s5
\v 17 Mas no Monte Sião estarão aqueles que escaparem, e ele será santo; e a casa de Jacó possuirá suas próprias heranças.
\v 18 A casa de Jacó será fogo, e a casa de José uma labareda, e a casa de Esaú como palha seca, e eles irão queimá-los e consumi-los. Não haverá sobreviventes da casa de Esaú", Yahweh o disse.
\s5
\v 19 "E aqueles que são do Neguebe possuirão a montanha de Esaú, e os da planície de Sepelá possuirão as terras dos filisteus; e eles irão possuir a terra de Efraim, e a terra de Samaria; e Benjamim irá possuir Gileade.
\s5
\v 20 O exílio do exército do povo de Israel possuirá a terra de Canaã até Sarepta. Os exilados de Jerusalém, que estão em Sefarade, possuirão as cidades de Neguebe.
\v 21 Libertadores subirão para o monte Sião para julgar o monte de Esaú, então o reino será de Yahweh" [Nota: Em vez de "libertadores", muitas versões modernas seguem alguns antigos intérpretes, trazendo "aqueles que serão libertos"].