pt-br_ulb/21-ECC.usfm

494 lines
33 KiB
Plaintext

\id ECC
\ide UTF-8
\h Eclesiastes
\toc1 Eclesiastes
\toc2 Eclesiastes
\toc3 ecc
\mt Eclesiastes
\s5
\c 1
\cl Capítulo 1
\p
\v 1 Estas são as palavras do pregador, o filho de Davi e rei em Jerusalém.
\v 2 Vaidade das vaidades, diz o pregador: nada é importante.
\v 3 Que lucro o homem obtém de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?
\s5
\v 4 Uma geração vai, outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.
\v 5 O sol nasce e se põe, e novamente se apressa a retornar ao lugar onde nasceu.
\v 6 O vento sopra para o sul e circula ao redor para o norte, sempre indo pelo seu caminho e voltando novamente.
\s5
\v 7 Todos os rios correm para o mar, mas o mar nunca se enche. Ao lugar para onde os rios vão, para ali, eles irão novamente.
\v 8 Tudo se torna cansaço e ninguém pode explicar isso. Os olhos não ficam satisfeitos com o que veem, nem os ouvidos com o que ouvem.
\s5
\v 9 O que foi é o que será, e o que se fez é o que se fará. Não há nada de novo debaixo do sol.
\v 10 Há algo sobre o qual possa ser dito: "Vê! Isto é novo?" O que quer que exista já havia existido há muito tempo, em tempos antigos, muito antes de nós.
\v 11 Ninguém parece lembrar-se daquilo que aconteceu nos tempos antigos, nem das coisas que ocorreram muito depois, e o que acontecerá no futuro, provavelmente, também não será lembrado".
\s5
\v 12 Eu sou o pregador, e tenho reinado sobre Israel em Jerusalém.
\v 13 Apliquei minha mente a estudar e a procurar com sabedoria sobre tudo o que é feito debaixo dos céus. Essa procura é uma tarefa penosa que Deus entregou aos filhos dos homens para se ocuparem.
\v 14 Tenho visto todas as obras que são feitas debaixo do sol, e tudo é inútil, como tentar agarrar o vento.
\v 15 O que está distorcido não pode ser endireitado; o que falta não pode ser contado!
\s5
\v 16 Tenho falado ao meu coração, dizendo: "Vê! Adquiri mais sabedoria do que todos os que viveram antes de mim, em Jerusalém. Minha mente tem visto grande sabedoria e conhecimento".
\v 17 Então, apliquei meu coração a conhecer a sabedoria e também a loucura e a tolice. Eu cheguei à compreensão de que isso também era uma tentativa de agarrar o vento.
\v 18 Pois na abundância da sabedoria há muita frustração, e aquele que aumenta o saber, aumenta o sofrimento.
\s5
\c 2
\cl Capítulo 2
\p
\v 1 Eu disse ao meu coração: "Vem agora; vou te testar com minha felicidade. Então experimenta a alegria". Mas olha, isso também é só uma ilusão.
\v 2 Eu falei sobre o riso: "Isso é loucura"; e sobre o prazer: "Qual é a utilidade disso?".
\s5
\v 3 Eu considerei em meu coração como satisfazer meus desejos com vinho. Deixei minha mente me guiar com sabedoria, embora ainda estivesse apegado à insensatez. Eu procurei descobrir o que é bom para as pessoas fazerem debaixo do céu, durante os dias de suas vidas.
\s5
\v 4 Eu realizei grandes coisas. Construí casas e plantei vinhas para mim mesmo.
\v 5 Cultivei pomares de árvores frutíferas para mim; plantei todo tipo de árvores frutíferas nele.
\v 6 Eu criei reservatórios de água para irrigar um bosque onde as árvores estavam crescendo.
\s5
\v 7 Eu adquiri escravos e escravas; tive escravos nascidos em meu palácio. Também tive grandes rebanhos e manadas de gado, muito mais do que qualquer outro rei que governou Jerusalém antes de mim.
\v 8 Igualmente, acumulei para mim mesmo prata e ouro, os tesouros dos reis e províncias. Escolhi cantores e cantoras e tive concubinas, os prazeres dos filhos dos homens. \f + \ft Versões modernas interpretam a última parte desse verso de diferentes maneiras: \fqa tudo que agrada pessoas \fqa*, \fqa concubinas e tudo o que agrada homens \fqa* etc. \f*
\s5
\v 9 Então, eu me tornei mais poderoso e rico do que todos os que viveram antes de mim, em Jerusalém, conservando comigo a sabedoria.
\v 10 Tudo o que meus olhos desejaram não lhes neguei. Eu não neguei ao meu coração nenhum prazer, porque meu coração se encheu de alegria com todo meu trabalho, e o prazer foi a recompensa de todos os meus esforços.
\s5
\v 11 Então, olhei para tudo o que minhas mãos haviam realizado e para o trabalho que fiz; mas, novamente, tudo era vaidade e como uma tentativa de agarrar o vento. Não havia proveito debaixo do sol.
\v 12 Então, voltei a considerar a sabedoria e também a insensatez do tolo: que poderá fazer o rei? Apenas o que não tenha sido feito.
\s5
\v 13 Então, comecei a entender que sabedoria é melhor do que insensatez, exatamente como a luz é melhor do que as trevas.
\v 14 O homem sábio utiliza seus olhos para enxergar aonde está indo, mas o insensato é como alguém que anda no escuro. Entretanto percebi que todos têm o mesmo destino.
\s5
\v 15 Então, eu disse em meu coração: o que acontece ao tolo também me acontecerá. Então, que diferença faz em ser muito sábio? Concluí em meu coração: isso também é apenas ilusão.
\v 16 Tanto o homem sábio quanto o tolo não serão lembrados por muito tempo. Nos dias do porvir, tudo será esquecido. Assim como o tolo, o homem sábio também morre.
\s5
\v 17 Então, detestei a vida porque achei má toda obra feita debaixo do sol, porque tudo é inútil, e como uma tentativa de agarrar o vento.
\v 18 Eu odiei todas as minhas realizações pelas quais trabalhei debaixo do sol, porque devo deixá-las para trás, para o homem que me suceder.
\s5
\v 19 Quem sabe se ele será um sábio ou um tolo? No entanto, ele será senhor sobre tudo o que meu trabalho e sabedoria construíram. Isso também é ilusão.
\v 20 Portanto, meu coração começou a se desesperar por todo esforço que fiz debaixo do sol.
\s5
\v 21 Pois pode haver alguém que trabalhe com sabedoria, com conhecimento e habilidade, mas deixará tudo o que fez para quem não fez nada disso. Isso também é ilusão e uma grande tragédia.
\v 22 Pois que proveito a pessoa tem em trabalhar arduamente e tentar em seu coração completar o duro trabalho que realiza debaixo do sol?
\v 23 Todo dia seu trabalho é penoso e estressante, e à noite sua alma não encontra descanso. Isso também é ilusão.
\s5
\v 24 Não há nada melhor para alguém do que simplesmente comer e beber, e estar satisfeito do seu trabalho. Vi que, na verdade, tudo vem das mãos de Deus.
\v 25 Pois quem pode comer ou ter algum tipo de prazer distante de Deus?
\s5
\v 26 Porque a todo o que Lhe agrada Deus dá sabedoria, conhecimento e alegria. No entanto, para o pecador, Ele dá o trabalho de ajuntar e armazenar para entregá-lo a outro de quem Deus Se agrade. Isso também é vaidade e como uma tentativa de agarrar o vento.
\s5
\c 3
\cl Capítulo 3
\p
\v 1 Para tudo há um tempo determinado, um tempo para cada propósito debaixo do céu.
\v 2 Há um tempo para nascer e um tempo para morrer; um tempo para plantar e um tempo para arrancar o que foi plantado;
\v 3 um tempo para matar e um tempo para curar; um tempo para derrubar e um tempo para construir.
\s5
\v 4 Há um tempo para chorar e um tempo para rir; um tempo para lamentar e um tempo para dançar;
\v 5 um tempo para atirar pedras e um tempo para juntar pedras; um tempo para abraçar pessoas e um tempo para deixar de abraçar;
\s5
\v 6 um tempo para buscar coisas e um tempo de parar de buscar; um tempo para guardar coisas e um tempo para jogar coisas fora;
\v 7 um tempo para rasgar roupas e um tempo para costurar roupas; um tempo para calar e um tempo para falar.
\s5
\v 8 Há um tempo para amar e um tempo para odiar; um tempo para guerra e um tempo para paz.
\v 9 Que vantagem o trabalhador tem de seu trabalho?
\v 10 Eu vi a obra que Deus deu ao homem para realizar.
\s5
\v 11 Deus fez tudo adequado para seu devido tempo. Ele também colocou a eternidade no coração do homem; mas os homens não conseguem entender as obras que Deus fez desde o princípio até o fim.
\s5
\v 12 Entendi que não há nada melhor para alguém do que se alegrar em fazer o bem enquanto viver,
\v 13 e que todo aquele que come e bebe deve entender como desfrutar do bem que vem de seu trabalho. Isso é um presente de Deus.
\s5
\v 14 Eu sei que tudo quanto Deus faz dura para sempre. Nada pode ser acrescentado ou tirado disso, porque Deus é Quem fez isso para as pessoas se aproximarem Dele com honra.
\v 15 O que existe já foi, e o que será já existiu. Deus faz o homem buscar coisas escondidas. \f + \ft Em vez de \fqa Deus faz o homem buscar coisas escondidas \fqa*, outras versões modernas traduzem esse verso de diferentes formas \f*
\s5
\v 16 Vi a maldade que há debaixo do sol: no lugar onde deveria estar a justiça e no lugar da retidão estava a maldade.
\v 17 Eu disse em meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio, no tempo certo, por cada coisa e cada obra.
\s5
\v 18 Eu disse em meu coração: Deus prova os homens para mostrar-lhes que são como animais.
\s5
\v 19 Pois o destino dos filhos dos homens e o destino dos animais são o mesmo. A morte de um é como a morte do outro. O respirar é o mesmo para todos eles. Não há vantagem dos homens sobre os animais; pois não têm o mesmo fôlego?
\v 20 Todos estão indo para o mesmo lugar. Tudo vem do pó, e para o pó tudo retornará.
\s5
\v 21 Quem sabe se o espírito do homem vai para cima e o espírito dos animais vai para debaixo da terra? \f + \ft Algumas versões modernas trazem \fqa Quem conhece o espírito do homem, que vai para cima, e o espírito dos animais, que vai para debaixo da terra? \fqa* \f*
\v 22 Então, novamente, concluí que não há nada melhor para alguém do que ter prazer em seu trabalho, pois essa é sua recompensa. Quem o fará voltar para ver o que acontecerá depois dele?
\s5
\c 4
\cl Capítulo 4
\p
\v 1 Mais uma vez, pensei sobre toda a opressão que ocorre debaixo do sol. Eis as lágrimas das pessoas oprimidas, e elas não tinham ninguém para confortá-las! O poder estava nas mãos de seus opressores, e não havia ninguém para trazer-lhes conforto!
\s5
\v 2 Logo, considero mais afortunadas as pessoas que já morreram do que aquelas que ainda estão vivas.
\v 3 No entanto, mais afortunado do que ambas é aquele que ainda não viveu, aquele que não viu quaisquer dos atos malignos que são cometidos debaixo do sol.
\s5
\v 4 Então, vi que todo ato de fadiga, e todo trabalho habilidoso tornou-se motivo de inveja para o próximo. Isso também é vaidade e como a tentativa de agarrar o vento.
\s5
\v 5 O tolo fecha suas mãos e não trabalha; então sua própria carne torna-se sua comida.
\v 6 Mas é melhor uma mão cheia de lucro com trabalho tranquilo, do que duas mãos cheias com o trabalho de tentar agarrar o vento.
\s5
\v 7 Então refleti novamente sobre mais futilidades e mais vaidades que se dissipam sob o sol.
\v 8 Há o tipo de homem que é solitário. Ele não tem ninguém, nem filho, nem irmão. Não há fim para todo seu trabalho, e seus olhos não ficam satisfeitos com a riqueza obtida. Então, ele questiona: para quem estou trabalhando duramente e me privando do prazer? Isso também é vaidade, uma má situação.
\s5
\v 9 Duas pessoas juntas trabalham melhor que uma; juntas, elas podem obter melhor pagamento pelo seu trabalho.
\v 10 Pois, se uma cair, a outra pode levantá-la. No entanto, a tristeza segue o que está sozinho; quando ele cai, não há ninguém para levantá-lo.
\v 11 Se dois se deitarem juntos, eles podem se aquecer, mas como pode um se aquecer sozinho?
\s5
\v 12 Um homem sozinho pode ser dominado, mas dois podem resistir a um ataque. Uma corda tripla não será facilmente quebrada.
\s5
\v 13 É melhor ser um jovem pobre, mas sensato, do que um velho rei tolo que não sabe mais ouvir conselhos.
\v 14 Isso é verdade, mesmo que o jovem se torne rei depois de sair de uma prisão, ou mesmo que ele tenha nascido pobre no seu reino.
\s5
\v 15 Contudo eu vi todos os que estavam vivos e caminhando debaixo do sol, submetendo-se a outro jovem que foi levantado como rei.
\v 16 Não tem fim o número de pessoas sobre quem o novo rei governa; mas, depois, muitas delas não o exaltarão mais. Certamente, essa situação é vaidade, e como a tentativa de agarrar o vento.
\s5
\c 5
\cl Capítulo 5
\p
\v 1 Presta atenção a tua conduta quando fores à casa de Deus. Vai lá para ouvir. Ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios como tolos, pois não sabem o que fazem; são perversos em sua vida.
\s5
\v 2 Não sejas muito rápido para falar, nem teu coração se apresse a trazer qualquer assunto diante de Deus. Deus está no céu, mas tu estás na terra; portanto sejam poucas as tuas palavras.
\v 3 Se tens muitas coisas para te preocupares, provavelmente terás sonhos ruins. Quanto mais palavras falares, provavelmente mais coisas tolas dirás.
\s5
\v 4 Quando fizeres um voto a Deus, não demores a cumpri-lo, pois Deus não tem prazer em tolos. Cumpre o que prometeres.
\v 5 Melhor não fazer um voto do que fazê-lo e não cumprir.
\s5
\v 6 Não permitas que tua boca te faça pecar. Não digas ao mensageiro de Deus: "Esse voto foi um erro". Por que fazer com que Deus Se ire, por teres jurado falsamente, provocando-O a destruir o trabalho de tuas mãos?
\v 7 Porque em muitos sonhos, como em muitas palavras, há vaidade; então, teme a Deus.
\s5
\v 8 Quando vires, em tua província, o pobre ser oprimido e negligenciado de um tratamento justo e correto, não te surpreendas como se ninguém soubesse disso, porque há pessoas no poder que vigiam aqueles que estão abaixo deles, e ainda há outros que estão acima deles.
\v 9 Além disso, o produto da terra é para todos, e o próprio rei tira produtos dos campos.
\s5
\v 10 Quem ama a prata não ficará satisfeito com ela, e qualquer pessoa que ama as riquezas sempre quer mais. Isso também é vaidade.
\v 11 À medida que a prosperidade aumenta, também aumentam as pessoas que a consomem. Que vantagem existe na riqueza para seu proprietário, exceto em vê-la com seus olhos?
\s5
\v 12 O sono de um homem trabalhador é doce, quer coma pouco, quer muito; mas os bens de uma pessoa rica não lhe permitem dormir bem.
\s5
\v 13 Há um mal severo que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas pelo dono, resultando em sua própria miséria.
\v 14 Quando o homem rico perde os bens através de má sorte, seu próprio filho, a quem ele gerou, fica sem nada nas mãos.
\s5
\v 15 Como um homem nasce nu do ventre de sua mãe, assim também ele deixará essa vida. Ele não pode levar em suas mãos nada de seu trabalho.
\v 16 Outro mal severo é que exatamente como uma pessoa veio, assim ela também voltará. Que lucro alguém pode ter trabalhando para o vento?
\v 17 Durante seus dias, ele come na escuridão, com muita angústia, doença e ira.
\s5
\v 18 Eis o que tenho visto: bom e adequado é comer e beber, e aproveitar o lucro de todo nosso trabalho, enquanto trabalhamos duro sob o sol durante os dias da vida que Deus nos deu, pois esta é a tarefa do homem.
\s5
\v 19 Qualquer um a quem Deus tenha dado riquezas e bens, e a capacidade de receber sua parte e alegrar-se em seu trabalho — isso é um presente de Deus.
\v 20 Porque não lembrará muito dos dias de sua vida, porque Deus o faz manter-se ocupado com as coisas que ele gosta de fazer.
\s5
\c 6
\cl Capítulo 6
\p
\v 1 Há uma maldade que tenho visto debaixo do sol, e isso é difícil para os homens.
\v 2 Deus pode dar bens, riqueza e honra para um homem, de forma que não lhe falte nada que deseje para si; mas, ao mesmo tempo, Deus não lhe dá habilidade para aproveitá-los. Em vez disso, outra pessoa usa suas coisas. Isso é vaidade, uma aflição cruel.
\s5
\v 3 Se um homem tem cem filhos e vive muitos anos, ainda que seu tempo de vida seja longo, mas, se seu coração não fica satisfeito com as boas coisas, e ele não é sepultado com honra, então digo que um bebê nascido morto está em melhor situação que ele.
\v 4 Mesmo tal bebê nasceu em vão, e vai embora na escuridão, e seu nome permanece oculto.
\s5
\v 5 Apesar de essa criança não ver o sol ou nada conhecer, ela descansa, enquanto aquele homem não.
\v 6 Mesmo que um homem viva por dois mil anos, mas, se não aprender a desfrutar das coisas boas, ele vai para o mesmo lugar que todo mundo.
\s5
\v 7 Embora todo o trabalho de um homem seja encher seu estômago, seu apetite ainda não fica satisfeito.
\v 8 De fato, que vantagem tem a pessoa sábia em relação à tola? Que vantagem tem o homem pobre, mesmo que saiba como agir diante de outras pessoas?
\s5
\v 9 É melhor ficar satisfeito com o que os olhos podem ver do que desejar o que queira um apetite delirante, o que também é inútil e é como tentar agarrar o vento.
\v 10 O que quer que tenha existido já recebeu o seu nome, e o que a humanidade é já foi conhecido. Assim, tornou-se inútil disputar com Aquele que é o poderoso juiz de tudo.
\v 11 Quanto mais palavras são faladas, mais a futilidade aumenta; então, qual a vantagem disso para um homem?
\v 12 Pois quem sabe o que é bom para o homem em sua vida durante seus fúteis e numerosos dias, pelos quais ele passa como uma sombra? Quem pode dizer a um homem o que virá debaixo do sol, depois que ele se for?
\s5
\c 7
\cl Capítulo 7
\p
\v 1 Um bom nome é melhor do que perfume caro, e o dia da morte é melhor que o do nascimento.
\v 2 É melhor ir a uma casa em dia de luto do que em dia de festa, pois o luto chega a todas as pessoas no final da vida; portanto os vivos devem levar isso ao seu coração.
\s5
\v 3 A tristeza é melhor que o riso, porque, depois da tristeza do rosto, vem a alegria do coração.
\v 4 O coração do sábio está na casa do luto, mas o coração dos tolos está na casa em festa.
\s5
\v 5 Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que a canção dos tolos.
\v 6 Porque como o crepitar dos espinhos queimando debaixo de uma panela, assim é o riso dos tolos. Isso também é vaidade.
\s5
\v 7 A extorsão, certamente, faz o homem sábio tornar-se tolo, e o suborno corrompe o coração.
\s5
\v 8 Melhor é o final de algo do que o início; e as pessoas pacientes de espírito são melhores que as orgulhosas.
\v 9 Não te apresses em irar-te no espírito, pois a ira reside no coração dos tolos.
\s5
\v 10 Não digas: "Por que os dias passados foram melhores do que estes?", pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta.
\s5
\v 11 A sabedoria é tão valiosa quanto as coisas que herdamos de nossos antepassados. Ela proporciona benefícios para aqueles que veem o sol.
\v 12 Pois a sabedoria proporciona tanta proteção quanto o dinheiro pode proporcionar, mas a vantagem do conhecimento é que a sabedoria dá vida a quem a possui.
\s5
\v 13 Considera os feitos de Deus. Quem pode endireitar qualquer coisa que Ele fez torta?
\s5
\v 14 Quando os tempos forem bons, vive feliz neles; mas, quando os tempos forem maus, considera isto: Deus permitiu que ambos existissem lado a lado. Por essa razão, ninguém descobrirá nada que venha depois de si.
\s5
\v 15 Tenho visto muitas coisas sem sentido em meus dias. Há pessoas justas que perecem, apesar de sua justiça, e há pessoas perversas que vivem uma vida longa, apesar do seu mal.
\v 16 Não sejas hipócrita, nem sábio aos teus próprios olhos. Por que deverias destruir-te a ti mesmo?
\s5
\v 17 Não sejas perverso demais, nem tolo. Por que deverias morrer antes do teu tempo?
\v 18 É bom que adquiras essa sabedoria e que não deixes a justiça. Porque a pessoa que teme a Deus cumprirá todas as suas obrigações. \f + \ft Ao invés de \fqa cumprirá todas as suas obrigações \fqa* algumas versões modernas apresentam diferentes traduções para essa difícil passagem. \f*
\s5
\v 19 A sabedoria é poderosa para o homem sábio, mais do que dez governantes em uma cidade.
\v 20 Não há um homem justo na terra que faça o bem e nunca peque.
\s5
\v 21 Não escutes toda palavra que é dita, porque podes ouvir teu servo amaldiçoar-te.
\v 22 Semelhantemente, tu mesmo sabes que, em teu próprio coração, frequentemente tens amaldiçoado outros.
\s5
\v 23 Tudo isso provei pela sabedoria. Disse eu: "Serei sábio"; mas isso era mais do que eu poderia ser.
\v 24 A sabedoria está longe e muito profunda. Quem pode encontrá-la?
\v 25 Voltei meu coração para aprender, examinar e buscar sabedoria e explicações da realidade, para entender que o mal é estúpido e que a tolice é loucura.
\s5
\v 26 Descobri que mais amargo do que a morte é qualquer mulher cujo coração está cheio de armadilhas e redes, e cujas mãos são correntes. Quem quer que agrade a Deus escapará dela, mas o pecador será pego por ela.
\s5
\v 27 Considera o que descobri, diz o pregador. Tenho acrescentado uma descoberta à outra para encontrar uma explicação da realidade.
\v 28 Isso é o que ainda estou procurando, mas não encontrei: encontrei um homem justo entre mil, mas uma mulher entre todos aqueles não encontrei.
\s5
\v 29 Descobri apenas isto: Deus criou a humanidade justa; mas ela se afastou, procurando por muitas dificuldades.
\s5
\c 8
\cl Capítulo 8
\p
\v 1 Quem é um homem sábio? Quem sabe o que os eventos da vida significam? A sabedoria em um homem faz a sua face brilhar, e a dureza do seu rosto mudar.
\s5
\v 2 Eu aconselho que obedeças à ordem do rei, por causa do juramento que fizeste, diante de Deus, de protegê-lo.
\v 3 Não te apresses a sair de sua presença e não apoies algo errado, pois o rei faz o que deseja.
\v 4 A palavra do rei é soberana; então, quem lhe dirá: "O que estás fazendo?"
\s5
\v 5 Quem guarda os mandamentos do rei evita o dano. O coração de um homem sábio reconhece a direção certa e o tempo oportuno para agir.
\v 6 Para toda pergunta há uma resposta e um tempo certo para respondê-la, porque as dificuldades do homem são grandes.
\v 7 Ninguém sabe o que virá a seguir. Quem lhe contará o que está por vir?
\s5
\v 8 Ninguém controla a própria respiração até o ponto de fazê-la cessar, \f + \ft Algumas versões trazem: \fqa Ninguém controla o vento, de forma a fazê-lo cessar \fqa* \f* e ninguém tem poder sobre o dia da sua morte. Ninguém é desligado do exército durante uma guerra, e a maldade não salva aqueles que são seus escravos.
\v 9 Eu vi tudo isso, e apliquei meu coração a todo tipo de trabalho que é feito sob o sol. Há um tempo quando uma pessoa oprime a outra para sua própria infelicidade. \f + \ft Algumas versões modernas trazem: \fqa para sua infelicidade \fqa* (da pessoa que sofre a opressão). O texto hebraico pode ser traduzido de ambas as formas. \f*
\s5
\v 10 Então, vi o sepultamento público dos maus. Eles foram retirados do lugar santo, sepultados e exaltados pelas pessoas da cidade onde realizaram suas obras más. Isso também é inútil. \f + \ft Algumas versões modernas apresentam outras traduções desse difícil versículo: \fqa Vi pessoas más indo e vindo ao lugar santo. Eles orgulhosamente falaram sobre as coisas que os maus haviam feito na cidade... \fqa* Outras versões trazem: \fqa Vi os maus indo e vindo ao lugar santo. Eles foram louvados na cidade pelas coisas que tinham feito... \fqa* \f*
\v 11 Quando uma sentença contra um crime cruel não é executada rapidamente, isso induz os corações dos seres humanos a fazerem o mal.
\s5
\v 12 Mesmo que um pecador faça o mal centenas de vezes e viva por muito tempo, sei que as coisas irão bem para aqueles que respeitam a Deus, que honram a Sua Presença com eles.
\v 13 Mas não para o homem mau — sua vida não será prolongada; seus dias são como uma sombra passageira porque ele não honra a Deus.
\s5
\v 14 Há outra coisa sem sentido que ocorre na terra: o que acontece às pessoas justas, também acontece às injustas, e o que acontece às pessoas injustas acontece às justas. Digo que isso também é ilusão.
\v 15 Portanto, recomendo a felicidade, pois não há coisa melhor para um homem sob o sol do que comer, beber e ser feliz. É a felicidade que o acompanhará em seu trabalho por todos os dias de sua vida, a qual Deus tem lhe dado sob o sol.
\s5
\v 16 Quando apliquei meu coração a conhecer a sabedoria e entender o trabalho feito na terra, o qual frequentemente é sem descanso para os olhos, de noite ou de dia,
\v 17 eu considerei todos os feitos de Deus, e que o homem não pode entender o trabalho que é feito sob o sol. Não importa o quanto um homem trabalhe para encontrar respostas, ele não as encontrará. Ainda que um homem sábio acredite que conheça, ele de fato não conhece.
\s5
\c 9
\cl Capítulo 9
\p
\v 1 Eu pensei profundamente sobre tudo isso, tentando entender as pessoas justas e sábias, e seus feitos. Eles estão todos nas mãos de Deus. Ninguém sabe se o amor ou o ódio virá para alguém.
\s5
\v 2 Todos têm o mesmo destino. O mesmo destino espera tanto os justos quanto os perversos, os bons e os maus \f + \ft Algumas versões modernas copiam versões antigas, de maneira que a frase se torne completa. Os tradutores podem decidir copiá-los \f*, os puros e os impuros, os que sacrificam e os que não sacrificam. Assim como as pessoas boas morrerão, assim também os pecadores; assim como os que juram morrerão, também morrerá o homem que teme fazer um juramento.
\s5
\v 3 Existe um destino cruel para tudo o que é feito debaixo do sol, um mesmo destino para todos. Os corações dos seres humanos são cheios de maldade, e a tolice está em seus corações enquanto eles vivem. E depois de tudo, eles morrem.
\s5
\v 4 Pois, para qualquer um que permanece entre os vivos, há esperança, assim como um cachorro vivo é melhor que um leão morto. \f + \ft Algumas versões modernas trazem: \fqa O que é preferível? Para todos os viventes, isso é certo: um cachorro vivo é melhor que um leão morto \fqa* \f*
\v 5 Porque todos os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa alguma. Eles já não têm nenhuma recompensa, pois a memória deles foi esquecida.
\s5
\v 6 O seu amor, ódio e inveja desapareceram há muito tempo. Eles nunca mais terão parte em nada que é feito debaixo do sol.
\v 7 Segue teu caminho, come teu pão com alegria e bebe teu vinho com um coração feliz, porque Deus aprova a celebração das boas obras.
\v 8 Sejam tuas roupas sempre brancas, e seja tua cabeça ungida com óleo.
\s5
\v 9 Vive alegremente com a esposa que amas, todos os dias da tua vida inútil, os dias que Deus tem te dado debaixo do sol, esses inúteis dias. Essa é tua recompensa nesta vida, pelo trabalho que fizeste debaixo do sol.
\v 10 Tudo o que tuas mãos encontram para fazer, trabalha com tuas forças, porque não há trabalho, explicação, conhecimento ou sabedoria na sepultura para onde vais.
\s5
\v 11 Eu tenho visto algumas coisas interessantes debaixo do sol: a corrida não pertence aos ligeiros; a batalha não pertence aos fortes; o pão não pertence aos sábios; as riquezas não pertencem aos prudentes; o favor não pertence aos entendidos. Entretanto, tempo e acaso afetam a todos.
\v 12 Porque ninguém sabe quando morrerá, assim como o peixe preso em uma rede de morte, ou como pássaros pegos com uma armadilha. Assim como os animais, seres humanos são aprisionados em tempos maus, que repentinamente caem sobre eles.
\s5
\v 13 Eu também tenho visto sabedoria debaixo do sol, de maneira que me pareceu grandiosa.
\v 14 Havia uma pequena cidade com apenas alguns homens nela, e um grande rei veio contra ela; sitiou-a e construiu grandes rampas contra ela.
\v 15 Mas, na cidade, foi encontrado um homem pobre e sábio, cuja sabedoria salvou a cidade; no entanto, depois, ninguém se lembrou daquele pobre homem.
\s5
\v 16 Então concluí: sabedoria é melhor que força, mas a sabedoria de um pobre homem é desprezada, e suas palavras não são ouvidas.
\s5
\v 17 As palavras dos sábios faladas calmamente são melhor ouvidas que os gritos de qualquer governante entre os tolos.
\v 18 Sabedoria é melhor que armas de guerra, mas um pecador pode arruinar muitas coisas boas.
\s5
\c 10
\cl Capítulo 10
\p
\v 1 Como uma mosca morta faz o perfume cheirar mal, assim uma pequena tolice pode superar a sabedoria e a honra.
\v 2 O coração de uma pessoa sábia tende para a direita, mas o coração de um tolo tende para a esquerda.
\v 3 Quando um tolo caminha pela rua, seu pensamento é deficiente, provando a todos que ele é um tolo.
\s5
\v 4 Se as emoções de um governante se levantarem contra ti, não deixes teu trabalho. A calma pode tranquilizar um grande ultraje.
\s5
\v 5 Há um mal que tenho visto sob o sol, um tipo de erro que vem do governante:
\v 6 aos tolos são dadas posições de liderança, enquanto aos homens bem-sucedidos, posições inferiores.
\v 7 Tenho visto escravos montando cavalos e homens bem-sucedidos andando a pé, como escravos.
\s5
\v 8 Aquele que cava um buraco pode cair nele e, sempre que alguém derruba um muro, uma cobra pode picá-lo.
\v 9 Qualquer um que corte pedras pode ser machucado por elas, e o homem que corta madeira está em perigo por isso.
\s5
\v 10 Se uma lâmina de ferro está cega, e um homem não a afia, então ele deve usar mais força; mas a sabedoria oferece uma vantagem para o sucesso.
\v 11 Se uma cobra morde, antes de ser encantada, não há vantagem para o encantador.
\s5
\v 12 As palavras da boca de um homem sábio são graciosas, mas os lábios do tolo o devoram.
\s5
\v 13 Assim que as palavras começam a fluir da boca de um tolo, as tolices aparecem e, no fim, sua boca flui com loucura cruel.
\v 14 Um tolo multiplica palavras, mas ninguém sabe o que está por vir. Quem sabe o que acontecerá com ele?
\s5
\v 15 O trabalho duro dos tolos os fadiga, de modo que eles nem sabem o caminho para a cidade.
\s5
\v 16 Ai de ti, terra, se teu rei é um menino, e se teus líderes começam a festejar de manhã!
\v 17 Mas abençoada és tu, terra, se teu rei é filho de nobres, e se teus líderes comem na hora certa, para obter força, e não para embriaguez!
\s5
\v 18 Por causa da preguiça, o teto desmorona, e por causa das mãos ociosas, a casa tem goteiras.
\v 19 As pessoas preparam comida para alegrar-se; o vinho traz prazer à vida, e o dinheiro preenche todas as necessidades.
\s5
\v 20 Não amaldiçoes o rei, nem mesmo em tua mente, e não amaldiçoes os ricos em teu quarto, pois uma ave do céu pode levar tuas palavras. Tudo que tem asas pode espalhar o assunto.
\s5
\c 11
\cl Capítulo 11
\p
\v 1 Lança teu pão sobre as águas, pois tu o encontrarás novamente, após muitos dias.
\v 2 Reparte-o com sete, ou até com oito pessoas, pois tu não sabes que desastres virão sobre a terra.
\v 3 Se as nuvens estão cheias de chuva, elas se esvaziam na terra; e, se uma árvore cai em direção ao sul ou ao norte, não importa onde, lá permanecerá.
\s5
\v 4 Qualquer um que observar o vento não plantará, e quem observar as nuvens não colherá.
\v 5 Como não sabes o caminho do vento, nem como os ossos de uma criança crescem no ventre materno, \f + \ft Algumas versões modernas trazem: \fqa Como não sabes o caminho do espírito aos ossos de um criança no útero materno \fqa* \f* assim também não podes compreender a obra de Deus, que criou todas as coisas.
\s5
\v 6 De manhã, planta tua semente; até o começo da noite, trabalha com tuas mãos como for preciso, pois não sabes o que prosperará: se a da manhã ou a da noite, ou se ambas igualmente serão boas.
\v 7 Verdadeiramente, a luz é doce, e é agradável aos olhos ver o sol.
\v 8 Se alguém vive muitos anos, deixa-o ser feliz em todos eles, mas deixa-o pensar sobre os dias vindouros da escuridão, pois eles serão muitos. Tudo o que virá será vaidade.
\s5
\v 9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e que teu coração seja cheio de alegrias nos dias de tua mocidade. Persegue os bons desejos de teu coração e o que quer que esteja à vista de teus olhos. Contudo sabe tu que Deus te pedirá contas de todas essas coisas.
\v 10 Aparta a ira de teu coração e ignora qualquer dor no teu corpo, porque a juventude e o seu vigor são vaidade.
\s5
\c 12
\cl Capítulo 12
\p
\v 1 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que venham os dias de dificuldade, e antes que cheguem os anos quando dirás: "Não tenho neles prazer".
\v 2 Faze isso antes que se apague a luz do sol, da lua e das estrelas, e as nuvens escuras retornem após a chuva.
\s5
\v 3 Chegará o tempo quando tremerá o guardião do palácio, e os homens fortes se curvarão, e as mulheres cessarão seus moedores, por serem poucos, e aqueles que olham para fora das janelas já não verão claramente.
\s5
\v 4 Chegará o tempo quando as portas serão fechadas na rua, e cessará o som da moagem; quando os homens ficarão assustados com o som de um pássaro, e o canto das vozes das meninas desaparecerá.
\s5
\v 5 Chegará o tempo quando os homens terão medo de altura e de perigos nas estradas, quando a amendoeira florescer, quando os gafanhotos se arrastarem, e quando os desejos naturais falharem. Então, o homem irá para o lar eterno e os enlutados descerão pelas ruas.
\s5
\v 6 Lembra-te do teu Criador antes que o fio de prata seja cortado, ou a taça dourada seja esmagada, ou o jarro, estilhaçado na primavera, ou a roda d'água seja quebrada no poço;
\v 7 antes que o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito retorne a Deus que o deu.
\s5
\v 8 Vaidade das vaidades, diz o pregador, tudo é inútil.
\v 9 O sábio era erudito e ensinava o conhecimento ao povo. Ele estudou e contemplou, e colocou em ordem muitos provérbios.
\s5
\v 10 O pregador procurou escrever usando palavras vívidas e verdadeiras.
\v 11 As palavras dos sábios são como aguilhões. Como pregos bem fixados são as palavras dos mestres nas coleções de seus provérbios, que são ministrados por um pastor.
\s5
\v 12 Meu filho, fica ciente também disto: a escrita de muitos livros não tem limite, e o muito estudar traz cansaço ao corpo.
\s5
\v 13 O fim de tudo o que se tem ouvido é: teme a Deus, e guarda Seus mandamentos, pois esse é todo o dever da humanidade.
\v 14 Porque Deus trará toda ação a julgamento, juntamente com tudo o que está oculto, seja ele bom ou mau.